quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Prefeito de Costa Rica ministra palestra em Guimarães pelo Líder


Com mais de 94% de aprovação popular, Waldeli Rosa vai conversar com 40 lideranças de 11 municípios do Litoral Ocidental maranhense que participam de programa do Sebrae.


Waldeli dos Santos Rosa, prefeito de Costa Rica, vai conversar com lideranças regionais maranhenses sobre como promover o desenvolvimento sustentável dos municípios.


Com mais de 94% de aprovação dos seus munícipes, Waldeli dos Santos Rosa, prefeito de Costa Rica, município do Mato Grosso do Sul, foi convidado pelo Sebrae para ministrar palestra no quinto encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder), que acontece nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), na cidade de Guimarães, coração da Floresta dos Guarás. O encontro, que tem como tema “A escolha do futuro da região”, vai reunir 40 lideranças de 11 municípios do Litoral Ocidental Maranhense. 


Waldeli Rosa cumpre o seu quarto mandato como gestor público de Costa Rica, tendo feito um sucessor ao qual substituiu a pedido dos eleitores. Economista e empresário, ele garante que uma das principais tarefas do gestor público é fazer uma boa gestão de pessoas, lição que aprendeu administrando os seus negócios.

“Trabalhar com pessoas sempre foi complexo e saber conduzir equipes na gestão pública, imprimindo uma nova cultura – com o ritmo e processos aprendidos da iniciativa privada, é uma tarefa necessária que prefeitos deveriam ater mais atenção. As compensações para os servidores, além dos seus salários em dia e outras bonificações, podem também ser voltadas para a questão do conhecimento. Funcionários mais remunerados, capacitados e que internalizam sua proposta de governo, elevam o nível da equipe e ajudam o gestor a administrar melhor o município”, orienta o prefeito.

Outro ponto importante destacado por Waldeli Rosa é a participação da população na gestão pública municipal. Costa Rica possui, oficialmente, 20 mil habitantes e para cada pasta da administração, a população colabora como fiscal por meio dos conselhos municipais.

“Mantemos, também, canais de comunicação abertos, onde o cidadão pode falar, inclusive, com o prefeito diretamente. Disponibilizo o número do meu celular e temos os telefones da nossa central de relacionamento à disposição da população. Porém, a importância não está apenas em receber as denúncias, reclamações ou elogios. O segredo maior é a devolutiva que fazemos questão de dar a quem nos demanda. Ninguém fica sem resposta e esse retorno ajuda a fortalecer a relação de confiança do cidadão com o nosso governo”, ensina. 


Dentre os conselhos que o prefeito de Costa Rica dá em suas palestras sobre gestão pública eficiente, é o de governar sem pensar em reeleição. “Desde o primeiro mandato, essa premissa deve ser seguida. Quem administra o município pensando em reeleição não faz gestão pública, mas quem foca no trabalho que se propõe a realizar naqueles quatro anos de mandato, tem o que apresentar aos seus eleitores e a reeleição é quase que automática, pois o povo é carente de bons gestores públicos e quando um aparece, o reconhecimento vem através das urnas”,              

O Líder
O programa é uma ação do Sebrae Nacional que visa o desenvolvimento regional sustentável e apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças para estimular o alinhamento de demandas locais, a convergência das políticas públicas municipais e a busca por um ambiente mais favorável aos pequenos negócios. O Maranhão é 17º estado a implantar o programa, lançado em outubro de 2017 no Maranhão.

“A ideia é capacitar as lideranças para que estejam preparadas a transpor os obstáculos, lidar melhor com os desafios que surgirem, criar políticas públicas mais eficientes e benéficas para toda a sociedade, assim como fortalecer a boa governança, a participação equilibrada dos setores públicos, privado e terceiro setor, reforçando, ainda, a identidade regional grupal e a formação de capital social. Com tudo isso muito bem articulado, poderá ser possível elaboramos um plano estratégico de desenvolvimento onde o que estar em jogo é o futuro da região”, esclarece o diretor superintendente do Sebrae estadual, João Martins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário