quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Moradora De Mirinzal E Mãe De 2 Filhos É Aprovada Em 1º Lugar Para Medicina Na UFMA

MIRINZAL– A estudante Ivânia Corrêa, de 19 anos, que mora na cidade maranhense de mirinzal, cidade que possui aproximadamente 14.213 habitantes (IBGE/2010), foi aprovada em primeiro lugar para o curso de Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ivânia é mãe de dois filhos e esta foi a segunda aprovação dela para curso de graduação na federal do Maranhão.
Ivânia conseguiu ser aprovada por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que teve o resultado divulgado na última segunda-feira (29) no portal do Ministério da Educação (MEC).
Sonho de família’
Segundo ela, cursar medicina sempre foi sua vontade. “Sempre foi meu sonho. Eu sempre quis trabalhar com algo que me aproximasse das pessoas, e me permitisse amenizar um pouco do sofrimento alheio e também pelo fato do meu padrasto, que me criou, ter o sonho de formar um filho médico”, disse ela ao Portal AtéHoje.
Sobre o sentimento de ter conquistado a aprovação, Ivânia disse que “é a realização de um sonho. Eu estou muito feliz com minha conquista, mas também me preparando pra essa nova fase que está por vir, tenho consciência do peso desse curso, e quero dar o melhor de mim”, exclamou.
Superação
Ivânia mora atualmente em uma casa com seu padastro, mãe, uma irmã e dois filhos. A renda da família é tida por meio de venda de camarão, por parte de todos membros da família, tanto em casa quanto no mercado municipal de Mirinzal.
A estudante se tornou mãe, primeiramente, aos 17 anos de idade, quando ainda cursava o ensino médio o que, de certa forma, poderia ter atrapalhado sua trajetória. Logo depois, ela engravidou do segundo filho, aos 18 anos, quando já estava cursando Odontologia na UFMA, tendo que trancar o curso.
Filhos de Iv
Ivânia Corrêa é mãe dos pequenos Calebe [de 10 meses] e Efrainy [de 2 anos]. (Foto: Divulgação)
“Quando eu estava no terceiro ano do Ensino Médio, engravidei da minha filha, mas continuei estudando e consegui ser aprovada em Odontologia, na UFMA. Já na faculdade, engravidei do meu segundo filho, cheguei a desistir de tudo na época, mas minha família me incentivou a estudar. Eu passei o ano passado, de janeiro a novembro, em uma casa em São Luís estudando sozinha para o Enem. E agora, consegui minha aprovação”, relatou.
Próximos passos
Com a aprovação para um dos cursos mais disputados nas Universidades Federais no Brasil inteiro, Ivânia terá que morar em São Luís. Assim, ela contou ao Portal AtéHoje que seus pequenos filhos ficarão sob cuidados de sua mãe, para que ela consiga seguir no sonho pela tão sonhada formação.
“Vou estudar em São Luís e meus filhos irão ficar sob os cuidados da minha mãe, como sempre ficaram durante meus estudos. Lá [em São Luís] vou ficar na casa de parentes, mas vou tentar uma vaga na casa dos estudantes da UFMA”, apontou.
Orgulho dos pais
Naturalmente qualquer pai se sentiria orgulhoso com tamanha aprovação. Não é diferente com a mãe e padrasto de Ivania, que relataram com exclusividade ao Portal AtéHoje a felicidade pela conquista da jovem estudante.
“Não tenho palavras para descrever o tamanho da minha alegria pela conquista da minha filha. Ela sempre foi muito inteligente e dedicada aos estudos, desde criança. Nas escolas por onde ela passou sempre foi elogiada. E eu sempre disse que não desistiria dela, apesar de que na maioridade o sonho dela parecia estar se distanciando dela”, frisou Giovane Moraes Corrêa, mãe de Ivânia.
“Graças a Jeová, que nos concedeu essa felicidade, ela conseguiu ser aprovada. Quase perdi minha filha por vários motivos, entre eles doenças. Hoje só temos a agradecer e ser felizes pela nova caminhada dela que está só começando mas já nos deixa orgulhosos”, concluiu Giovane.
Sentimento que não foi diferente para José Waldi Trindade dos Santos, padrasto de Ivânia. “Pra mim é uma honra falar dessa jovem que nunca desistiu de nada que fez na vida. Só tenho que parabenizar ela por essa caminhada vitoriosa e dizer que nunca vamos desistir dela, sempre estaremos fazendo sacrifício para que ela brilhe, apesar de sermos uma família humilde”, completou. As informações são do Portal AtéHoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário