segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Prefeito Zé Martins inaugura 62 kits santitários na comunidade de Ramal de Quindiua

No último domingo (14) foi de festa para os moradores da comunidade Quilombola de Ramal de Quindiua, a 12 quilômetros da sede do município de Bequimão. O prefeito Zé Martins, acompanhado de secretários municipais, vereadores, do vice-prefeito Magal, do deputado estadual Zé Inácio, lideranças quilombolas e comunitárias, entregou 62 kits sanitários às famílias da comunidade.
A prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), construiu os 62 kits sanitários na comunidade de Ramal de Quindiua, com o intuito de melhorar a qualidade do saneamento básico no povoado. Com a implantação dos kits sanitários, a comunidade abre as portas para outras ações da prefeitura em parceria com o governo federal. Em agosto de 2017 o prefeito Zé Martins entregou um sistema de abastecimento de água através de uma parceria entre a prefeitura de Bequimão e Ministério da Integração, por meio da Sagrima.
Para a secretária municipal de Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, o município também ganha com essa distribuição. “A situação sanitária desse povo era uma calamidade pública. Hoje, graças ao prefeito Zé Martins, a população terá um lugar digno para fazer suas necessidades. Isso vai melhorar bastante a saúde dos moradores desta comunidade quilombola”, destacou.
A moradora de Ramal de Quindiua, Maria Amorim, uma das beneficiadas, falou da importância da construção dos kits sanitários. “A gente já precisava desses kits há muito tempo aqui na comunidade. É uma necessidade, é caso de saúde pública. Gostei bastante, vamos ter melhor higiene e vai facilitar nossas vidas”, finalizou.
O secretário municipal de saúde, Sidney Bouéres, destacou a importância da construção dos kits sanitários na comunidade. “A gente fica muito feliz em poder contar com a ajuda da administração em poder fazer com que a saúde funcione em Bequimão. E a política pública precisa ser focada na saúde, e os kits nos ajuda a trabalhar uma política de prevenção em nosso município”, disse Bouéres.
Para o presidente da Associação de Moradores de Ramal de Quindiua, João José, a comunidade entra de vez no século XXI. “Antigamente fazíamos nossas necessidades no mato, cavando buracos e outros moradores nem isso fazia. Com isso nossos animais acabavam se misturando e complicava nosso estado de saúde. Hoje eu acredito que todos estão felizes em poder receber esse kit sanitário”, finalizou o líder.
O deputado estadual Zé Inácio, destacou a importância dos kits e o trabalho do prefeito Zé Martins. “Eu parabenizo o prefeito Zé Martins pela luta constante, para que esta ação acontecesse no povoado, que é uma comunidade quilombola e que precisa de ações do poder público. Um kit sanitário deste, por mais simples que seja, representa muito para cada morador que vive aqui no Ramal de Quindiua”, disse.
Já o prefeito Zé Martins, mostrou sua satisfação em poder ajudar mais uma comunidade quilombola e já faz planos para outras ações em Ramal de Quindiua. “Eu fico muito feliz quando consigo entregar obras que beneficiam diretamente a vida de cada morador, principalmente na área da saúde e melhorando ainda mais a vida da população nas comunidades quilombolas. Nós estamos entregando hoje 62 kits sanitários, que vão beneficiar 62 famílias diretamente. Isso nos deixa feliz, porque o impacto é muito grande e melhora consideravelmente a saúde de nosso povo”, destacou o prefeito que diante da comunidade firmou o compromisso de construir novo poço para abastecer toda comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário