quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Escola Agrícola de Bequimão realiza formatura da primeira turma

Foi realizada, no último sábado (23), a formatura da primeira turma do curso de Técnico em Agropecuária da Escola Familiar Rural Albemirim (EFRA), que recebe alunos dos municípios de Bequimão, Alcântara e Peri-Mirim.
A construção da EFR Albemirim teve início em 2010 e os recursos foram executados por meio da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão. A construção do prédio aconteceu no assentamento do INCRA, denominado de Padre Paulo, no povoado Floresta, tendo sua conclusão em 2012.
O processo de implementação da escola, iniciou-se em 2005, após audiências envolvendo os municípios de Alcântara, Bequimão, Peri- Mirim e representantes do INCRA, que contou com os recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que tinha como delegado, na época, Zé Inácio, atualmente deputado estadual pelo PT. O presidente do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável do Litoral Ocidental Maranhense (CONSAD), João Carlos de Oliveira Lima, também atuou na mobilização de representantes do poder público, associações e a sociedade civil dos municípios beneficiados.
Em 2013, a CFR Albemirim entrou em funcionamento, atendendo 60 jovens filhos de agricultores, oferecendo o ensino médio integrado à educação técnica.
A Casa Familiar Rural Albemirim deveria ser mantida pelas prefeituras dos municípios de Alcântara, Bequimão e Peri-Mirim, mas, por 4 anos, somente o prefeito Zé Martins manteve a casa, já que os outros prefeitos simplesmente abandonaram os jovens estudantes de seus municípios.
Foram 54 alunos formados.
Compareceram ao ato solene o prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), a secretária Municipal de Educação de Peri-Mirim, Alda Regina Ribeiro Corrêa, a secretaria de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bequimão, comunidade em geral, professores, gestores e coordenadores e pais de alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário