quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Bequimão: Quase 800 atendimentos são realizados em carreta de combate à hanseníase

Uma parceria entre a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Governo Federal proporcionou 749 atendimentos em várias especialidades na Carreta de Combate à Hanseníase. A ação aconteceu nesta segunda-feira (04).
Foram 106 consultas, 308 testes rápidos de HIV, SIFILIS, hepatites B e C, 150 de glicemia capilar, 183 de pressão arterial e 02 vacinas. Foram levantados três casos suspeitos de hanseníase, mas nenhum foi confirmado. Foram nove casos confirmados de Sífilis e um de HIV.
A carreta foi estacionada em frente à Unidade Escolar Estado de Minas Gerais. A Prefeitura auxiliou em toda a logística e forneceu estrutura aos profissionais que trabalharam durante o dia todo.
Dois médicos trabalharam na ação, que contou ainda com 10 Equipes da Estratégia Saúde da Família, com seus técnicos em enfermagem, dois terapeutas ocupacionais, a equipe da Vigilância em Saúde, os agentes comunitários, além do apoio da Guarda Municipal.
Para a coordenadora do Programa de Controle de Hanseníase e da Vigilância em Saúde, Thamise Araújo esse trabalho colabora com os serviços que a saúde municipal já presta diariamente. “É importante a presença da carreta em nosso município, já que o número de casos de hanseníase só cresce no nordeste. Com a carreta aqui, temos a possibilidade de oferecer exames gratuitos à população. Os pacientes diagnosticados recebem o tratamento completo tudo por conta do município. O objetivo dessa ação é diagnosticar, combater e tratar a hanseníase e outras doenças”, destacou.
O secretário de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, ressaltou a importância desse tipo de ação no município. “Sem dúvida nenhuma, uma ação dessa natureza ajuda ainda mais nossa gestão, principalmente na prevenção de doenças como a hanseníase. Aqui a população pode fazer seus exames e ter o diagnóstico ou não. A secretaria tem todo aval do prefeito Zé Martins e nós estamos trabalhando diuturnamente para melhorar nossos indicadores. O resultado de nosso trabalho é ver o povo satisfeito e saudável”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário