quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Sebrae participa do II Encontro Floresta dos Guarás

O encontro aconteceu na cidade de Cururupu e teve como eixo principal a sustentabilidade socioambiental do polo floresta dos guarás.
Com quase três anos de existência o Fórum Floresta dos Guarás foi uma iniciativa idealizada com o objetivo de criar um espaço para debater ações e elaborar propostas de políticas públicas que possam beneficiar os oito municípios que integram o polo Floresta dos Guarás.
Como parte das ações do grupo, todo ano universidades, estudantes, representantes de entidades não governamentais, associações, órgãos do poder público, tanto estadual quanto municipal, grupos artísticos e folclóricos, artesãos, instituições públicas e privadas e diversos membros da sociedade civil, se reúnem durante o Encontro Floresta dos Guarás, para tratar temas prioritários para o desenvolvimento socioambiental da região.
 Este ano foi a segunda edição do evento que aconteceu na cidade de Cururupu. Como parte da programação ocorreram diversos debates sobre turismo sustentável, com base na geração de emprego e renda, melhoria na qualidade de vida na região, valorização da cultura local tendo a sustentabilidade socioambiental como o caminho para a transformação.
Com o tema “Unir para Construir”, o encontro discutiu temáticas que estão relacionadas diretamente a vida da população local como a preocupação com as mudanças climáticas e como elas tem impactado as zonas costeiras e os recursos hídricos. Foram discutidos ainda segurança pública e a problemática do trânsito.
Como parceiro do evento, o Sebrae participou do Fórum com uma palestra proferida pelo Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que abordou o tema  “O papel do empreendedorismo na construção do desenvolvimento regional”.
“O Sebrae trabalha em parceria com o poder público e a sociedade civil organizada e felizmente pudemos nos irmanar com o Fórum Floresta dos Guarás e contribuir com o nosso entendimento de empreendedorismo para fortalecer, não somente os micro e pequenos empresários aqui da região do litoral ocidental, mas a população como um todo aqui da Floresta dos Guarás, para que o trabalho realizado aqui possa gerar emprego e renda fazendo com que esse território se desenvolva com sustentabilidade”, afirmou Martins.
Para Marcos Dominice, um dos membros da comissão organizadora do evento, os municípios da região tem um potencial enorme para o desenvolvimento da cultura, do esporte, do lazer e principalmente do emprego e renda, mas como todos os municípios eles também têm problemas e isso é discutido no encontro, não apenas as potencialidades. “Nosso objetivo é buscar soluções e mostrar para a comunidade todo o potencial da região e motivá-los a modificar a realizada atual”, afirmou Marcos Dominice, membro da comissão organizadora do encontro.
Os participantes puderam ainda apreciar as exposições científicas, gastronômicas, institucionais e artísticas que estavam espalhadas por todo o prédio onde aconteceu o encontro. O Centro de Recuperação de Manguezais (Cermangue), projeto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)  participou do encontro como expositor e trabalhou a importância da conscientização de se preservar os manguezais no Polo Floresta dos Guarás.
“O nosso maior objetivo aqui é fortalecer a educação ambiental, criando conscientização e valorização do bioma que está presente em grande parte da região que é o manguezal e mostrar que quando o ser humano polui, destrói, ele está prejudicando diretamente ele mesmo, uma vez que ele convive com esse ecossistema o tempo todo, direta e indiretamente”, observou a aluna da UFMA e integrante do projeto Cermangue, Louise Nogueira Rodrigues.
Para a Prefeita Municipal de Cururupu, Rosária de Fatima Chaves, a professora Rosinha, a cidade de Cururupu é uma privilegiada por poder sediar o encontro, destacou ainda o suprapartidarismo do grupo que organizou o encontro.
“As pessoas que organizam esse encontro utilizam as ferramentas de divulgação e abrangência do evento para o bem. Eles não têm interesse econômico e nem partidário com o fórum, estão somente pensando naquilo que é o melhor para a nossa região do litoral ocidental maranhense”, destacou a prefeita.
Segundo a professora Doutora do Departamento de Oceanografia da UFMA e Diretora do Cermangue, Flávia Mochel, um ponto positivo que já pode ser percebido é que o encontro está unindo os municípios da floresta dos guarás, inclusive trazendo outras cidades que até estão fora dessa região especifica do litoral, mas que querem contribuir com o tema. “Até porque essa é uma discussão que é de todos e não apenas daqueles que vivem no polo”, enfatizou Mochel.

O próximo encontro acontecerá em 2018 em um município que ainda será definido em assembleia pela comissão do fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário