terça-feira, 15 de agosto de 2017

População pinheiros comemora chegada dos Missionários ha 71 anos na Região


Em 15 de Agosto de 1946, há  exatamente 71 anos atrás,  pisavam em solo pinheirense os MISSIONÁRIOS DO SAGRADO CORAÇÃO. Eles chegaram para mudar a história da nossa cidade. Toda homenagem de hoje vai para os MSC que se destacaram de sua terra natal, a Itália,  para dar luz a todos os pinheirenses.

De todos que por aqui passaram ainda resta um bravo guerreiro que ainda mantém esta chama acesa através da Providencia Divina e, sob o amparo de Nossa Senhora do Sagrado Coração padroeira dos MSC: padre  Luis Risso.

Pe.Risso, como é carinhosamente conhecido,  é natural de Roma, Itália, filho de dona de casa e de um militar da força aérea, tendo como irmãos  Gian Carlos, Beatriz e Paolo, todos já falecidos. Aos 9 anos Luis  Risso deveria decidir entre ser militar ou padre. Segundo ele,  os desígnios de Deus o quiseram para a missão sacerdotal e mais desafiadora ainda por ser longe de sua terra natal. Não sabia o que iria encontrar, porém este era o seu destino. 

Em 1960, finalmente chegou a Pinheiro o Pe Risso, que já está conosco a  57 anos. Encontrou uma cidade pequena. Muito trabalho deveria ser feito, pensou. E assim,  deu inicio a suas atividades de Evangelização. Na época estava com 30 anos. Forte e decidido, foi à luta.  

Seu espírito “construtor” foi realmente despertado após um acidente que vitimou uma criança no bairro do Fomento. O telhado da igreja desabou. Decidiu então: “vou destruir a velha igreja e reconstruí-la”. E assim foi feito.

Amparado pela Providência Divina, daí em diante não parou mais. Atividades de evangelização e de cunho educacional, além de obras da construção civil, foram surgindo, sempre buscando o apoio de benfeitores, amigos, comerciantes e governos locais. Por ser um homem visionário, de fé e acima de tudo honesto, sempre foi atendido em suas solicitações. 

Durante anos o padre manteve várias escolas, pois sempre acreditou  que uma criança que receba educação e alimentação, tem por tendência a ser uma criança saudável e posteriormente um adulto comprometido para com sua família e sua comunidade.

Muitos, hoje políticos, empresários e outros de formação diversa, já passaram pelas escolas mantidas pelos Missionários. Muito foi feito pelo Pe Risso, e hoje apesar de já apresentar sinais de cansaço, não deixa de preocupar-se por suas crianças, e continua, mesmo com dificuldades financeiras, esta missão,  que para nós Pinheirenses,  é motivo de orgulho.

Padre Risso, obrigado por existir entre nós. Esperamos que esta Grandiosa Obra, não seja esquecida pelos Poderes Constituídos e por todos os Benfeitores e Amigos, que tem nos acompanhado durante todo este tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário