quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Dito e feito ou bate no peito? Prefeito de Pinheiro fecha Farmácia Popular e carregar as prateleiras.

O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio decidiu por conta própria fechar a farmácia popular de Pinheiro. O governo federal apenas mudou  repasse de verbas para o Farmácia Popular, programa do governo federal que disponibiliza medicamentos gratuitamente ou pelo seu valor de custo, o que representa uma redução de até 90% do valor de mercado.
Até o momento, havia duas modalidades do programa Farmácia Popular: a Rede Própria, que são unidades que funcionam exclusivamente para o programa em parceria com prefeituras municipais e governos estaduais, e o Aqui Tem Farmácia Popular, que funciona em parceria com farmácias particulares que são credenciadas ao programa.
Agora, o governo anunciou que vai deixar de repassar verbas para a Rede Própria. “Em vez disso, vai destinar o recurso para estados e municípios fazerem a compra direta de medicamentos”.
Segundo o Ministério da Saúde, os gestores locais podem escolher dar continuidade à Rede Própria do programa Farmácia Popular, pois têm autonomia para isso. O prefeito de Pinheiro optou por fechar a unidade que atendia a população da cidade.
O governo federal defende que a medida ampliará o acesso da população aos medicamentos, já que, em 2016, dos R$ 100 milhões destinados ao Farmácia Popular, apenas 20% foram gastos na compra de medicamentos, o restante foi destinado a gastos estruturais das unidades.
Segundo o ministério, a população que retira medicamentos na Rede Própria do Farmácia Popular terá acesso aos mesmos medicamentos em unidades básicas de saúde. Fato esse que dificilmente acontecerá na cidade de Pinheiro, pois os postos de Saúde dos Bairros e zona rural estão fechando as portas. As equipes estão a 3 meses sem receber salário.
O prefeito fechou a farmácia popular e carregou as prateleiras. O blog recebeu a imagem do momento em que funcionários da prefeitura faziam a retirada das mesmas do prédio que agora funcionará o setor de tributação da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário