sexta-feira, 12 de maio de 2017

Entrevista: Jornalista Luis Cardoso abre o jogo e detona, “Flávio Dino é opressor das liberdades de expressão e de imprensa”

O jornalista e blogueiro Luis Cardoso concedeu entrevista exclusiva para o Blog do Robert Lobato onde faz graves acusações de perseguição que estaria sendo vítima do governador Flávio Dino (PCdoB).
Cardoso, que é atualmente o blogueiro mais acessado do Maranhão e um dos prestigiados do Nordeste, afirma que o governo Dino é uma ameaça à liberdade expressão e considera que o comunista, nesse aspecto, é igual ao ex-presidente Sarney.
“Não conheço processos de Roseana Sarney contra jornalistas. Mas Flávio Dino é opressor das liberdades de imprensa, assim como o ex-senador José Sarney. Nisto eles dois se parecem.”, afirma.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
Confira a entrevista do jornalista Luis Cardoso, um dos jornalistas mais experiente do Maranhão.
Você publicou uma carta aberta de onde faz duas denúncias graves. Primeiro que estaria em curso um ação da Polícia Federal para te preder. E, segundo, que o principal interessado na sua prisão é o governador Flávio Dino. O que te faz sustentar isso?
Duas semanas antes da deflagração da operação Turing no Maranhão, notadamente em São Luís, o secretário Márcio Jerry, já anunciava a prisão minha e de meus filhos jornalistas e blogueiros pela Polícia Federal. Veja que o MPF pediu as prisões temporária em primeiro momento e num segundo a preventiva de um blogueiro ligado ao governador. A Justiça Federal não acatou. A amizade do empresário Wilson Mateus fez com que ele fosse depor em Brasília e tentou me incriminar, mas as acusações não se sustentam, são contraditórias. Vejo que a operação é dirigida a mim e meus familiares. Por isso estou denunciando o caso para a OAB, Supremo, CNJ, Corregedoria da Polícia Federal, a ONU, Fenaj e ao nosso Sindicato dos Jornalistas do Maranhão.
Você considera que o governador Flávio Dino tenha tamanha influência sobre a Polícia Federal a ponto de fazer que você seja preso por ela?
Flávio Dino foi juiz federal e presidente da Associação Nacional dos Juízes Federais. Ele tem penetração na Justiça Federal e, consequentemente, uma boa relação com a Polícia Federal. Veja que o foco da PF era chegar a um agente federal que foi preso e exercia o cargo de secretário adjunto da SEAP. Ele foi exonerado um mês antes da deflagração da operação. Jerry sabia da operação de forma antecipada. Eu não tenho a menor ligação com esse agente e a PF sabe disso. Mas decidiram continuar com a operação para apurar extorsão, o que nem é de competência da PF neste caso.
Qual o sentimento que fica em um profissional de imprensa com mais de trinta de anos experiência na área, como é o teu caso, ser levado coercitivamente a depor na PF sob acusação de extorsão de políticos e empresário?
Olha, foi com muita tristeza que recebi cedo da manhã policiais federais com decreto de prisão temporária e não coercitiva. Sabe, voce passa 36 anos no exercício concreto do jornalismo sem uma nódoa durante todo esse tempo, ter um dos blogs mais acessado no Nordeste, e depois ser acusado daquilo que não á prática da sua vida, é chato. É dolorido. Como prova de que as pessoas acreditam em mim, meus acesso fizeram foi aumentar. Mas iremos provar que a operação foi equivocada no Maranhão.
Você teme que apareça algum político ou empresário com provas de práticas de extorsão contra sua pessoa?
Eu tenho receio de armação. Sou hoje no Brasil o blogueiro mais processado e também o mais ameaçado. Confesso que perdi alguns casos, mas a ampla maioria a gente derrubou. São políticos e empresários que se sentem atingidos por denuncias. Nenhum deles foi registrar queixas por tentativa ou extorsão. Só o Mateus que em 2013 fez um BO sobre infâmia, calúnia e difamação que eu só tive conhecimento agora nesta operação. Por qual razão ele não deu prosseguimento?
Você tem três filhos blogueiros, todos com blogs bem acessados no estado. Como é relação profissional entre vocês? Há sociedade, negócios ou relação comercial?
Só relação familiar mesmo. Eu até que gostaria que nenhum deles fosse exercer a mesma profissão. Mas filho de médico quer ter a profissão do pai, assim como jogador de futebol, juiz de direito, e por aí vai. Às vezes eu sou cobrado por amigos ou clientes do blog por causa de denuncias feitas por eles. Assim como não aceito censura, não censuro o trabalho de ninguém. Muitos conhecem essa verdade.
Você considera que a liberdade de expressão corre risco no Maranhão sob o governo Flávio Dino?
Claro que sim. A questão é séria. Neste aspecto ele não nega que é comunista. Ele odeia a liberdade de imprensa e deve ficar incomodado com os entendimentos do STF quando trata da liberdade de expressão e de imprensa. Dino processa vários blogueiros e jornalistas. Fui crítico ácido de Roseana e Ricardo Murad, mas nunca fui processado por nenhum deles. Flávio Dino me processou junto ao TRE e perdi, mas recorri e a ministra Cármem Lúcia derrubou a decisão. Depois ele entrou com mais um processo por danos e o juiz concedeu, me parece que algo em torno de R$ 26 mil. Recorri da decisão e tenho certeza que ganharemos no Supremo. Ele já abriu um criminal para que eu seja levado à cadeia. Mas não vai conseguir.

Na sua avaliação o dinismo é mais opressor do que o sarneysismo?
Não conheço processos de Roseana Sarney contra jornalistas. Mas Flávio Dino é opressor das liberdades de imprensa, assim como o ex-senador José Sarney. Nisto eles dois se parecem.

O que deve ser feito para o profissional de comunicação não transformar a liberdade de expressão em escudo para atacar, achincalhar, desrespeitar autoridade públicas, empresários e mesmo o cidadão comum?
Se você não tiver documentos que provem sua acusação, aí sim você merece ser punido. E a punição nestes casos deve servir como lição. Geralmente que te passa documento de provas são os adversários de quem vai ser denunciado. Veja o que vem acontecendo hoje no Brasil. É preciso sim passar o pais a limpo, fazer essa faxina. Os blogs viraram febres por causa das denúncias, da coragem dos blogueiros. É a tal coisa: quem não deve não teme.

Como você vê a blogosfera maranhense atualmente?
A blogosfera é hoje a maior e mais fácil ferramenta de informar o cidadão. Hoje ninguém faz mais nada escondido dos olhos dos blogueiros. Aqui no Maranhão ele se disseminou. Os blogs existem nas cidades e nos bairros. Cheguei a ser presidente da Amablog por curto tempo. Deixei um mês antes da operação da PF. Aqui ninguém se une. Em quase todos os estados existem as associações, mas aqui pouca coisa funciona. Tenho um blog, mas prefiro ser jornalista.

Além do receio de ser preso, como colocado na sua carta aberta, você teme pela sua vida?
Bem aqui que mora o perigo. Quando houve o decreto de prisão temporária nós iriamos cumprir no Quartel do Corpo de Bombeiros. Mas após os depoimentos o delegado que chefia a operação concluiu que não havia a necessidade do prosseguimento da prisão e pediu a revogação e a Justiça Federal concedeu o Alvará de Soltura. Portanto, não fomos encarcerados. Dias depois eu soube que havia uma determinação governamental para que o Corpo de Bombeiros não nos recebesse. Então iríamos para Pedrinhas. Como faço denuncia contra as facções que controlam os presídios, claro que corro sérios riscos de vida se um dia for preso. Além disso, sou hoje o blogueiro que mais sofre ameaças.

Luis Cardoso é um homem rico?
Sou rico, sim, das graças de Deus. Fui evangélico até meus 17 anos e voltarei a sê-lo. Não tenho bens materiais. Não existe um imóvel eu meu nome e nem carro. Quem me conhece sabe que alugo carro. Não sou vaidoso e nem ostento, embora goste de morar bem, mas sempre de aluguel. Alugava um carro que a PF cismou que é meu e nunca foi. Por causa da retenção injusta do veículo, tive que alugar um outro. Ai estou pagando dois por um e me enchendo de dívidas. O que gosto mesmo é de ajudar as pessoas. Talvez, por isso, quase não tenho nada.

Você tem pretensões política em 2018?
Não, não tenho. Fui candidato uma vez para vereador e desisti no caminho. Ainda assim obtive quase 300 votos. Nessa época não havia blogs. Um comunicador se elegeu agora, o Marcial Lima para vereador e espero que ele se eleja para deputado estadual.

Cardoso, vou encerrar a entrevista fazendo uma pergunta que poderia ter feito logo no início: Quem é Luis Cardoso?
Uma pessoa humilde, sensata, mas muito corajosa. Jornalista profissional que nunca se envolveu em algo errado e nunca foi parar atrás das grades. Agora, neste momento, vivendo um momento em que travo uma batalha árdua contra um governador censor, uma operação da PF que tenta me incriminar. Me preocupa também que jornalistas não possam mais denunciar políticos empresários em nosso Estado, sob pena de serem acusados da prática de extorsão. Isto tem nome: cerceamento. Sou muito temente a Deus, a que sempre entreguei meus caminhos. Sou pai de seis filhos, tendo um menor de 12 anos. E depois que superar essa fase, escreverei um livro para que injustiçados não se acovardem e nem tenham receio de nada

Nenhum comentário:

Postar um comentário