quinta-feira, 4 de maio de 2017

Em um imóvel de Pacovan, polícia apreende 60 caminhões entregues como garantia de agiotagem

Empresários/agiotas presos usavam postos de combustíveis, construtoras e demais empresas para prática de crimes de lavagem de dinheiro usando laranjas, em transações comerciais fictícias.

Em um dos imóveis de Pacovan, na BR- 135, foram apreendidos 60 caminhões; os veículos eram entregues como garantia por quem tomava empréstimos.
A Polícia Civil do Maranhão por meio da Superintendência de Estadual de Investigações Criminais (SEIC) compre 35 Mandados de Busca e Apreensão e 20 Cumprimento de Prisão expedidos pela Justiça. O alvo é uma quadrilha que lavava dinheiro em postos de gasolina da Região Metropolitana de São Luís, comandada pelo empresário e agiota Josival Cavalcante da Silva, conhecido como ‘Pacovan’. Os mandados estão sendo executados na capital e nas cidades de Itapecuru e Zé Doca. Dois integrantes da quadrilha foram presos em Itapecuru Mirim.
A megaoperação, denominada “JENGA” [referência a um jogo de empilhamento chamado Jenga, em que uma peça retirada derruba toda a torre] investiga os crimes contra a ordem econômica e tributária; fraude, usura em licitação e lavagem de dinheiro. As prisões deram-se por conta de crimes de lavagem de dinheiro usando laranjas, em transações comerciais fictícias.
Eles usavam postos de combustíveis, construtoras e demais empresas. A megaoperação contou ainda com o apoio operacional da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), A Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), e a Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP).
A polícia estima que o sistema de lavagem montado por Pacovan movimentou R$ 100 milhões. Os recursos seriam oriundos de corrupção em Prefeituras. Em um dos imóveis de Pacovan, na BR- 135, foram apreendidos 60 caminhões. Segundo a polícia, os veículos eram entregues como garantia por quem tomava empréstimos com ele.
Todos os presos serão apresentados na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em coletiva nesta quinta-feira (04), por volta das 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário