quinta-feira, 16 de março de 2017

IFMA qualifica funcionários de museus de Alcântara

Buscando melhorar a experiência de visitação e a prestação de serviços nos museus de Alcântara, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou um programa para qualificar os funcionários de algumas das principais instituições de história, cultura e memória da cidade.  O projeto é desenvolvido em parceria com o Museu Casa Histórica de Alcântara, o Museu Histórico e Artístico de Alcântara e a Casa do Divino.
Serão oferecidas bimestralmente pelo IFMA Campus Alcântara ações educativas como palestras, oficinas, rodas de conversa e encontros voltados para funcionários e estagiários (todos os estudantes que atuam nos museus são do IFMA) dos museus. As atividades também estão abertas à comunidade em geral, já que o programa de qualificação também visa compartilhar conhecimento e trocar experiências com os moradores da cidade.
No dia 16 de fevereiro, foi apresentada a palestra “Atuação em Museus”, pela educadora do Museu Casa Histórica de Alcântara, Liz Renata Dias. A atividade ocorreu no Núcleo Profissionalizante de Turismo e Hotelaria do IFMA, na Praça da Matriz. A palestrante abordou assuntos como o aspecto do universo museológico e o atendimento ao público nos museus. Ela também destacou a necessidade de os museus de Alcântara ampliarem as ações voltadas para a comunidade local.
A palestra foi acompanhada por funcionários e estagiários das três instituições culturais, entre eles, a diretora do Museu Histórico e Artístico de Alcântara, Talita Morais, que também é aluna do IFMA. Também participou das atividades o chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) do Campus Alcântara, professor Valdemir Omena.
A expectativa é que em abril seja realizada a próxima ação – uma oficina sobre condução de visitantes nos museus. Mais informações podem ser obtidas com a coordenação de estágio do IFMA Campus Alcântara e com o setor educativo do Museu Casa Histórica de Alcântara –Contado: (98) 3337-1515 / mcha@museus.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário