segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Em visita ao gabinete do senador Roberto Rocha, novo prefeito de Mirinzal conhece anteprojeto “Diques da Baixada”.

O senador Roberto Rocha (PSB) recebeu o prefeito eleito da cidade de Mirinzal, Jadilson dos Santo Coelho (PSD), em seu gabinete e mostrou ao novo gestor da cidade o anteprojeto de construção dos “Diques da Baixada”, para o qual serão investidos R$ 21 milhões em 2017, destinados ao projeto executivo, e outros R$ 90 milhões, a partir de 2018, para a execução da obra.
O anteprojeto foi entregue a Roberto Rocha pela diretoria da Codevasf, em reunião ocorrida em Brasília. Os recursos foram garantidos via Codevasf, sendo parte dele originado de emendas da bancada federal maranhense, no valor de 60 milhões, mas, com o empenho direto de Roberto Rocha, que chegou a interceder junto ao relator da comissão responsável pelo projeto, Senador Waldemir Moka, solicitando, atenção especial como esperança de transformação socioeconômica e oportunidade de beneficiar, diretamente, mais de 1 milhão de pessoas com água própria para o consumo, além de ampliar a fronteira agrícola e pecuária do estado.
O projeto “Diques da Baixada” prevê a elaboração, licenciamento e implantação de uma obra, cujo objetivo é o controle das áreas de inundação, solucionando o problema de salinização dos campos, provocado pela água do mar, que invade os rios e torna as áreas improdutivas, além de reduzir o volume de água para o consumo.
“A construção de 71 quilômetros de diques de dois metros de altura cada um, abrange vários municípios incluindo a nossa cidade de Mirinzal.  Para a agricultura, a água é fundamental. Com a contenção através de diques, a agricultor terá água para irrigar sua produção além de evitar a salinização dos nossos campos, retendo a água doce por mais tempo, o que permitirá o crescimento da atividade agropecuária, garantindo a movimentação econômica da região, garantiu, o novo prefeito de Mirinzal, Jadilson.
O senador e o prefeito conversaram ainda sobre a BR-308, que liga o município de Capanema (PA) ao município de Alcântara (MA), sobre o qual somente alguns trechos isolados, em nosso estado, foram finalizados, e para o qual garanti minha especial atenção, por ser um anseio da população da região.
 Mostrei ao prefeito eleito de Mirinzal, Jadilson Coelho (PSB), o anteprojeto “Diques da Baixada”, por ocasião de sua visita ao meu gabinete, em São Luís, repassando o entusiamo de ver o projeto avançar, para felicidade do povo da baixada. Também conversamos sobre a BR-308, que liga o município de Capanema (PA) ao município de Alcântara (MA), sobre o qual somente alguns trechos isolados, em nosso estado, foram finalizados, e para o qual garanti minha especial atenção, por ser um anseio da população da região” disse o senador Roberto Rocha através da redes sócias..
O aumento da oferta hídrica contribuirá para o incremento da economia local, gerando novas alternativas de trabalho e renda para a população das cidades de Alcântara, Anajatuba, Apicum-Açu, Arari, Bacuri, Bacurituba, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Cajari, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Guimarães, Igarapé do Meio, Matinha, Mirinzal, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Santa Rita, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário