sábado, 19 de novembro de 2016

Por que é tão difícil para alguns conviver com a liberdade de imprensa?

Manifesto aqui minha solidariedade e apoio a colega jornalista Monica Alves, ao mesmo tempo em quelamento, reprovo, condeno e repudio a atitude autoritária, machista e criminosa do Sr. Luciano Genésio, prefeito eleito de uma das maiores do Maranhão. A tirar pelo teor das mensagens enviadas à jornalista, é fácil concluir que o prefeito parece ter dificuldade em conviver com as criticas e o contraditório, e também aparenta não entender o amplo significado do Estado Democrático de Direito que garante a liberdade de imprensa e de expressão.


Já está mais do que na hora de ocupantes de cargos públicos e seus familiares, aí incluindo esposas e filhos de prefeitos, se conscientizarem de uma vez por todas que é preciso se policiar e pensar bem antes de escrever asneiras, e, ou se expor de forma desnecessária nas redes sociais. 

A imprensa está de olho, jornalistas e blogueiros vasculham tudo, qualquer deslize termina se transformando em manchete. E depois que o fato se torna de domínio público o citado alvo da reportagem quase sempre tenta atacar, intimidar e ameaçar quem fez a reportagem.

Infelizmente foi isso que aconteceu com a jornalista Monica Alves, na última sexta-feira (17), após publicar um texto em seu blog pessoal comentando uma postagem feita por Thaiza Hortegal, esposa do prefeito eleito do município maranhense de Pinheiro, Luciano Genésio (PP). Em rede social esposa de Luciano Genésio reconhece que prefeito eleito é problemático

Assim que tomou conhecimento do texto o prefeito enviou mensagem ameaçadora, debochada e intimidatória à jornalista como forma de pressiona-la a voltar atrás.



Como jornalista e blogueiro, manifesto aqui a minha solidariedade e apoio a colega jornalista Monica Alves, e também lamento, reprovo, condeno e repudio a atitude autoritária, machista e criminosa do Sr. Luciano Genésio, prefeito eleito de uma das maiores do Maranhão. A tirar pelo teor das mensagens enviadas à jornalista, é fácil concluir que o prefeito parece ter dificuldade em conviver com as criticas e o contraditório, e também aparenta não entender o amplo significado do Estado Democrático de Direito que garante a liberdade de imprensa e de expressão com bases das liberdades individuais.

Nunca e demais relembrar aos desavisados que ainda tentam calar, censurar ou intimidar jornalistas e blogueiros,  o que disse recententemente a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia.

   "É fato, cala a boca já morreu. Não há democracia sem liberdade. Ninguém é livre sem ter pleno acesso às informações, e são os jornalistas e a imprensa a nossa garantia de que teremos sempre as informações prestadas, o direito garantido”

"A imprensa é livre, e não é livre como poder. É livre até como uma exigência constitucional para se garantir o direito à liberdade de informar, e do cidadão ser informado para exercer livremente a sua cidadania"

É preciso avaliar que poucos políticos que ocupam cargos públicos eletivos se preocupam em investir em uma boa assessoria  de imprensa, e os que investem, não os ouvem, não seguem as instruções,  o resultado infelizmente é esse aí. Mas, espero e acredito que um dia os políticos entenderão que investir em uma boa assessoria não é gasto e sim investimento.

Jornalista Abimael Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário