quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Bequimão: Muinicípio avança no IDEB e tem média acima da capital maranhense

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado na última quinta-feira (08), confirmou os avanços alcançados nas escolas municipais de Bequimão. Com o amplo investimento do prefeito Zé Martins em educação, principalmente com a oferta de cursos de formação continuada aos professores, o município obteve a média de 4.5, na 4ª série/5º ano, e 4.0, na 8ª serie/9º ano.
“Esse resultado é um reflexo da melhor formação dos professores. De 2013 a 2016, oferecemos cinco cursos, entre eles o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC, e outros em parceria com o IFMA ou promovidos pela própria Semed”, avaliou o secretário municipal de Educação, Aristides Amorim França.
Bequimão superou a capital maranhense na avaliação do 9º ano (Bequimão alcançou 4.0 e São Luís ficou com 3.9) e empatou na média do 5º ano (4.5). O IDEB é uma síntese dos indicadores educacionais usados para avaliar a qualidade da educação no Brasil. São reunidos os resultados da Prova Brasil (aplicada a cada dois anos em estudantes do 5º e 9º ano) e as taxas de aprovação de cada escola.
A melhoria na qualidade da educação, em Bequimão, foi atestada pelo IDEB e comprovada pelos pais e responsáveis dos estudantes. “Teve bastante melhoria. Tem professores ótimos e na escola tem material para que eles possam estudar. Hoje, na escola onde ela estuda, tem como fazer um trabalho de internet, tem como pesquisar. Então, esta muito bom. Melhorou muito!”, afirmou Doglineide Lopes Silva, mãe de uma estudante da Unidade Integrada do Barroso.
Investimentos
Na educação, o prefeito Zé Martins fez um amplo e diversificado investimento. Ele adquiriu quase 2 mil kits de mobiliário escolar, colocando móveis novos na Rede Municipal de Educação; distribuiu mais de 4 mil fardamentos aos estudantes; reformou e está construindo escolas; adquiriu sete novos ônibus escolares; regularizou a merenda escolar no município; e extinguiu as turmas multisseriadas, o que garantiu mais qualidade ao ensino nas séries iniciais.
Uma das grandes conquistas foi a construção da Escola Municipal Benedita Gusmão Moraes, no bairro Ferro de Engomar, planejada pela administração do prefeito Zé Martins para ser modelo em Bequimão. O padrão que será implantado e experimentado nessa escola se estenderá, depois, às demais unidade da Rede Municipal.

A construção do prédio seguiu os parâmetros indicados pelo Ministério da Educação (MEC). Em cada ano letivo, será possível atender cerca de 450 alunos, em dois turnos. Seguindo o projeto de polarização do ensino no município, também estão sendo construídas duas novas escolas nos povoados Monte Alegre e Marinho. O prefeito conseguiu, ainda, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a construção de seis escolas de duas salas no bairro Balandro e nos povoados Vila Nova, Boa Vista, Frechal, Santa Tereza e Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário