terça-feira, 17 de maio de 2016

Prefeitura de Bequimão realiza mais um mutirão do Glaucoma

A Prefeitura Municipal de Bequimão, em parceria com o Governo do Estado, realizou neste domingo (15) mais um mutirão do Glaucoma. Desde o início da gestão do prefeito Zé Martins, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou ações de cuidado com o olhos. Centenas de bequimãoenses já foram beneficiados com consultas, exames, colírios e cirurgias oftalmológicas.
Desta vez, 115 pessoas foram beneficiadas com consultas para diagnóstico e tratamento do glaucoma, uma doença perigosa, porque pode provocar a cegueira. No Brasil, são detectados mais de 150 mil casos todos os anos. O glaucoma não tem cura, mas o tratamento pode ajudar muito. Em todos os tipos de glaucoma, o nervo que liga o olho ao cérebro é danificado, geralmente devido à alta pressão do olho.
 O tipo mais comum de glaucoma (glaucoma de ângulo aberto), normalmente, não apresenta sintomas além da lenta perda de visão. O glaucoma de ângulo fechado, apesar de raro, é uma emergência médica e seus sintomas incluem dores nos olhos, com náusea e distúrbios visuais repentinos. O tratamento inclui colírios, medicamentos e cirurgia.
MUTIRÃO DA CATARATA
Nesta terça feira (17), a Prefeitura de Bequimão dará início a mais um mutirão de Catarata e Pterígio. O objetivo da Secretaria de Saúde do município é levar o mutirão para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Quindíua, Paricatíua, Areal, Mojó, Jacioca, Pontal e Santana.
O empresário Vicenilson França foi um dos pacientes beneficiados com o mutirão do glaucoma e achou a iniciativa muito importante. “Trabalho o dia inteiro e à noite ainda vou estudar na UFMA de Pinheiro. Por isso, não tenho tempo para fazer uma consulta dessa natureza. Mas, com um mutirão deste aos domingos, qualquer pessoa pode aproveitar a oportunidade. Muito boa à iniciativa da prefeitura”, destacou o empresário.

No planejamento do secretário Bastico Moraes, o médico oftalmológico irá até as comunidades, para facilitar a locomoção dos moradores. “Vamos trabalhar para facilitar a vida desse povo, que muita das vezes tem dificuldades para se deslocar até a sede do município. Nossa meta é atender aproximadamente 50 pacientes em cada UBS”, afirmou o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário