quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Mario da Tiúba é exemplo de criador de abelha e de produção de mel e derivados na Baixada

Um encontro de criadores de abelhas promovido pela UEMA no campos de São Bento, mostrou pela quantidade de participantes o interesse dos baixadeiros pelo assunto e o grande potencial que tem a região pela apicultura. Confirmou o professor Ribamar organizador do encontro.
Escolher o tipo de abelha para se trabalhar é outro fator importante no sucesso do empreendimento e a tiúba segundo seu Mario é nativa, sem ferrão e produz muito mel. Com paciência e muita dedicação vai se apreendendo os segredos e na convivência e boa relação com as abelhas e tirando do trabalho delas o suficiente para uma vida saudável e com rentabilidade. Seu Mario tem 30 anos na atividade e hoje com 400 colmeias já tira até 200 litros de mel por mês.

No processo de extração do mel o seu Mario usa equipamentos de sua cozinha como, grelha, crivo, balde e não dispensa as  luvas e mascaras, para não contaminar o mel. 
A pesar das abelhas tiúbas não terem ferrão, elas gostam do cabelo e surpreendem os menos avisados. Foi o que aconteceu com o repórter paulinho castro que teve um exame na sua cabeça.

Em cada melgueira são produzidos e extraídos até 2 litros de mel e depois de retirado todo o mel a melgueira volta pro seu lugar na colmeia e começa novamente todo processo de produção.

Colhido o mel e se desejando fazer uma nova colmeia, a transferência é realizada e as abelhas começarão a produzir de novo. Seu mario já se especializou nas transferências. O mel produzido e comercializado pelo seu Mario da tiúba é tão bom e saudável que pode ser consumido direto na própria colmeia e é uma experiência inexplicável. 
E quem experimenta até apela. Foi o caso do aluno da escola Pia Marta, presente no sitio do seu Mario que pediu ao diretor que comprasse mel e distribuísse aos alunos.

Criar abelhas e produzir mel e derivados não é somente prepara a colmeia e deixar que as abelhas façam seu trabalho sozinhas, é preciso ajudar e um tipo de planta trazidas para a região já ajudam as abelhas da região. Seu mario e parceiros da UEMA como o professor Mauricio já distribuíram na região mais de 3 mil mudas de cararauba

Diciminar a criação de abelhas e produção de mel e derivados na região, é um dos objetivos do seu Mario e para isso ele mostra um tipo de colmeia muito simples e fácil de se instalar; que é comercializada por ele com assistência técnica de graça.


Criando abelhas, produzindo produtos naturais e consumindo, qual seria o segredo para chegar aos aõs 68 anos com aparência de 40. Seu Mario responde consuma diariamente mel e própoles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário