domingo, 25 de outubro de 2015

Deputado Cabo Campos defende pleito dos conselheiros tutelares eleitos.

O deputado estadual Cabo Campos (PP) esteve reunido com os conselheiros tutelares eleitos na última eleição do dia 04 deste mês. Estiveram presentes na reunião representantes de diversas áreas de São Luís, sendo eles Cohab/Cohatrac, Anil/Bequimão, João Paulo/Coroadinho, Vila Luizão/Turu.
Foram discutidos diversos assuntos, entre eles a validação do processo eleitoral. Ronny um dos conselheiros tutelares eleitos contrários ao cancelamento de todo processo eleitoral desabafa. “Tivemos um trabalho legítimo, foram meses de trabalho onde demandou um esforço enorme para conquistamos essa eleição. Dia após dia estamos na comunidade trabalhando em prol desta conquista. Não entendo o porquê de quererem o cancelamento de todo o processo, se teve algum erro que apurem agora comprometer todo processo não é salutar para o processo democrático”, disse.
O deputado Cabo Campos se sensibilizou com a realidade onde defendeu o processo democrático. “Sensibilizo-me com essas pessoas que com todo esforço se elegeram a uma função de extrema importância na sociedade o de ser um conselheiro tutelar. O promotor Márcio Tadeu, que fiscalizou toda a eleição, é enfático em dizer que as eleições não tiveram nenhum tipo de ilegalidade. A posse desses conselheiros tutelares se dará no dia 10 de janeiro, e nós temos algumas preocupações com relação a isso. Uma das preocupações se dá em face de que aqueles que não tiveram êxito nas eleições começaram uma campanha falando do grande número de pessoas para votar, das filas, das faltas de condições e pedem o cancelamento das eleições. Lembrando que essa eleição para o Conselho Tutelar é a primeira que está sendo unificada e o voto é voluntário. Nós começamos uma campanha contrária querendo ouvir primeiramente aqueles que foram eleitos, para dizer a eles que podem ter vez e voz neste Parlamento para que possam esclarecer ou tomar todo tipo de esclarecimento. E eu também, como já fui vítima de não ter a ampla defesa e o contraditório a meu favor, estamos aí nessa tangente de resgatar aquilo que foi tirado de maneira covarde, que foi justamente a credibilidade desses conselheiros”, defendeu Campos.
Ao final da reunião, com destaque foram apresentados os seguintes encaminhamentos : Indicação de delagaciais DPCA em municípios com mais de 100 mil habitantes; Requerimento solicitando audiência pública para discurssão sobre a politica estadual de proteção a criança e ao adolescente; Indicação para o prefeito de São Luís, Edivaldo Junior, solicitando o restabelecimento dos serviços de segurança para as sedes dos conselheiros tutelares.
No total, 231 candidatos se inscreveram para concorrer a cinco vagas em cada uma das dez áreas na capital, destes cerca de 220 são considerados aptos a participar da eleição. Na capital maranhense existem 10 áreas de atuação, totalizando 50 para as seguinte regiões: Itaqui-Bacanga; Alemanha/Centro; Coroadinho/ João Paulo; Cidade Operária/Cidade Olímpica; Vila Luizão/Turu, Zona Rural; São Cristóvão/São Raimundo e nas áreas que serão implantados conselho no próximo ano: Cohab-Cohatrac; Anil-Bequimão e São Francisco-Cohama.
O conselheiro tutelares são pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Assim, Conselho Tutelar, composto de cinco conselheiros, caracterizado por ser um órgão público, comunitário, permanente, que tem a missão de cuidar do cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário