domingo, 27 de setembro de 2015

Prefeito Zé Martins realiza ação para gestantes de Bequimão

As mães que participaram da ação realizada pela prefeitura de Bequimão neste semestre
A prefeitura de Bequimão, através do prefeito Zé Martins (PMDB), em parceria com a secretaria municipal de saúde e a equipe da Estratégia Saúde da Família que atende na sede de Bequimão, promoveu uma ação com gestantes do município para estimular a realização do pré-natal. As mulheres assistiram a palestras educativas com nutricionista, enfermeiras, assistente social e terapeuta ocupacional. As futuras mamães ainda fizeram testes rápidos, a consulta de pré-natal e atualização das carteiras de vacinação.
De acordo com os especialistas, o pré-natal é quem vai garantir uma gravidez saudável e um parto sem riscos, tanto para a mãe quanto para o bebê. Com o pré-natal é possível acompanhar o desenvolvimento do feto e, se houver algum problema, detectar precocemente, aumentando as chances de deter a anomalia. No caso das mães, algumas doenças como a diabetes gestacional e a pré-eclampsia podem aparecer durante a gravidez, trazendo graves consequências para a gestante, porém, esses problemas também podem ser controlados com o pré-natal.
A ação aconteceu neste segundo semestre, no Centro de Saúde (antiga Unidade Mista de Saúde). A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confeccionou 100 kits de pré-natal, com lenço umedecido, sabonete, fraldas, mamadeira, meias e cotonetes, que foram distribuídos às gestantes.

De acordo com o prefeito Zé Martins, outras comunidades do município também receberão a ação. Para Zé Martins, essa ação é uma forma de valorizar as gestantes e prevenir doenças contra elas e os bebês. “É mais um programa que nossa gestão planejou, onde fizemos os kits de higiene e entregamos para as grávidas. Hoje Bequimão é referência em saúde pública no Estado e isso se faz pensando no povo e eu dedico minha vida por uma população que acreditou em mim”, destacou o prefeito de Bequimão.

Quem também falou dessa ação foi o secretário de saúde do município de Bequimão, Bastico Moraes.“Estamos fazendo o possível, e atendendo as futuras mamães, com o apoio irrestrito do prefeito Zé Martins, que tem um trabalho incansável em favor da saúde de Bequimão. A visão de nossa gestão é prevenir e isso está sendo feito; começando pelas gestantes do município. Vamos trabalhar cada vez mais para melhorar a qualidade vida do povo de Bequimão”, disse o secretário.

COMO FAZER O PRÉ-NATAL

Antes mesmo de engravidar, deve-se pensar em procurar um médico para orientar e planejar a gestação. Mas como escolher um profissional? É fundamental que haja uma relação de confiança entre médico e paciente. Durante a gestação é comum a mulher sentir-se sensível e insegura. Um bom profissional, em quem a gestante confie, poderá ajudá-la a resgatar a força nesse período tão importante da vida.
Se a mulher ainda não tiver um ginecologista de sua confiança, é hora de procurar. Indicações de amigas são sempre bem-vindas. Uma boa ferramenta para buscar informações sobre o profissional é osite do Conselho Regional de Medicina, que traz uma relação de todos os médicos devidamente inscritos no CRM. Estude a vida profissional do médico e certifique-se de que tenha especialização em Ginecologia e Obstetrícia.

A grande maioria dos médicos ginecologistas é também obstetra. Alguns poucos profissionais acabam se dedicando apenas ao atendimento no consultório e não realizam partos. Se for o caso do seu médico, ele deverá indicar um colega para realizar o pré-natal.
O ideal é que antes de engravidar, o casal converse com o médico sobre como será o acompanhamento. Essa é a hora de tirar todas as dúvidas com o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário