quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Dep.Victor vai comandar frente Parlamentar dos Resíduos Sólidos que será lançada na Câmara no dia 1º de outubro

Um café da manhã organizado pelo deputado Victor Mendes (PV/MA) marcará o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no próximo dia 1º de outubro.
O lançamento prevê a realização de um painel, com a participação de especialistas, para uma Avaliação da Política Nacional e da situação atual dos seguintes eixos previstos na lei: Logística Reversa, Planos de Gerenciamento e Inclusão Social de Catadores.
Participarão, como oradores, o promotor de Justiça e presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público em Meio Ambiente – Abrampa, Luís Fernando Barreto Júnior; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho e Severino Francisco de Lima Júnior, do Movimento Nacional de Catadores. Também participam representantes dos ministérios das Cidades e do Meio Ambiente.
“A ideia é promover uma articulação entre as diversas esferas de governo, sociedade e segmentos interessados na questão, contribuindo para eliminar eventuais gargalos que têm impedido a aplicação desse importante instrumento de política ambiental”, explica Victor Mendes, idealizador e presidente da Frente.
Registrada no dia 29 de junho, a Frente conta com a adesão de 222 deputados. O objetivo é ampliar o debate sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, objeto da lei nº 12.305/10.
Política ambiental – Aprovada em agosto de 2010, após amplo debate, a PNRS não trouxe até agora mudanças efetivas na gestão dos resíduos.  
As etapas previstas para serem implementadas até agosto de 2014 não foram cumpridas integralmente. Nessa lacuna, estão, por exemplo, a aprovação dos planos estaduais e municipais de gestão de resíduos e a eliminação dos lixões. Dados da Confederação Nacional dos Municípios – CNM indicam que até março 2015, 43,8% dos municípios ainda estavam elaborando seus planos.
Para Victor Mendes, a criação da Frente pode ajudar na criação das condições para a efetiva implementação da PNRS. “É urgente uma mobilização a respeito do tema, já que nem a sociedade e nem os municípios e seus gestores podem continuar sendo penalizados com a ausência de gestão adequada dos resíduos”, argumentou ele.
O Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Política Nacional de Resíduos Sólidos, acontece a partir de 8h30, na Sala VIP - SENAC (Câmara dos Deputados Anexo - IV 10º andar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário