sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cabo Campos reúne com secretário de Igualdade Racial e reafirma compromisso.


O deputado estadual Cabo Campos (PP), esteve reunido em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (17), com o Secretário de Estado da Igualdade  Racial (Seir), Gerson Pinheiro e seus assessores para discutir ações que concretize avanços na implantação e implementação de Políticas de Promoções da Igualdade Racial.
Foram discutidas ações afirmativas com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes em nossa sociedade, acumuladas ao longo desses anos.
Na ocasião, Campos ressaltou também a importância de se articular ações que façam referência à melhorias de políticas de assistência a igualdade racial. “Os avanços são bastante significativos nesses anos, porém precisa ser feito mais em relação ao avanço da igualdade racial. Estamos trabalhando no sentido de ampliar a presença do poder público nas comunidades quilombolas, por meio de leis para o desenvolvimento sustentável dessas comunidade”, disse Campos.
Estamos com essa tarefa não somente para os novos deputados que estão nesta Casa Legislativa, mas também para as deputadas e os deputados que estão aqui, a fim de que possam assumir essa luta, ser parceiros e se fazer presentes numa luta tão importante de promoção da igualdade racial, que envolve também a luta das famílias dos ciganos, dos índios, enfim, de todas as comunidades”,afirmou Cabo Campos.
O Estado do Maranhão é um dos cinco no Brasil cuja constituição reconhece às comunidades quilombolas o direito à propriedade da terra. Essa garantia é fruto da luta do movimento negro, que conseguiu a inclusão do artigo 229 na Constituição Estadual do Maranhão, promulgada em 1989.

Hoje, no Brasil, são 3.524 comunidades remanescentes de quilombos. No Maranhão, segundo o Centro de Cultura Negra, existem 527 comunidades quilombolas no Estado, distribuídas em 134 municípios. Elas concentram-se principalmente nas regiões da Baixada Ocidental, da Baixada Oriental, do Munim, de Itapecuru, do Mearim, de Gurupi e do Baixo Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário