terça-feira, 22 de setembro de 2015

Áudios do Deputado Fernando Furtado ganham repercussão negativa na mídia nacional

O post “Deputado Fernando Furtado: “Índio tem que morrer, consegue ser ‘boiola’ e não sabe trabalhar”, publicado nesta segunda-feira(21) repercutiu grandemente em todas as esferas da imprensa maranhense – rádios, jornais, blog’s, portais e na TV.
Entidades ligados ao movimento GLBT e representantes dos indígenas e órgãos que atuam em defesa dos direitos humanos protestaram contra o discurso do Parlamentar.

Os áudios publicados com exclusividade, também ganharam notariedade na mídia nacional. O “Estadão” destacou que ‘deputado chama índios de bando de veadinhos‘.
Logo após a matéria do blog, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Antônio Pedroso, disse que os áudios somente comprovam que o referido parlamentar “não é apenas reacionário de ultra-direita. Ele também é homofóbico.”
Pelo twitter a jornalista Mônica Waldvogel apresentadora do programa Entreaspas, da Globonews, falou sobre o caso. “Esse deputado é do PCdoB?”, perguntou.
Pela mesma rede social, o governador Flávio Dino(PCdoB), respondeu à jornalista e repudiou a atitude de Furtado: “Estou tomando conhecimento agora. Evidentemente que discordo de qualquer discurso dessa linha”, disse

O secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry Barroso também falou sobre o episódio: “Só quem não conhece o PCdoB ou faz da mentira arma de luta política pode afirmar que o partido tem discurso de ódio a indígenas. Discursos e práticas que atentem contra os direitos humanos nunca foram nem são tolerados pelo partido. O PCdoB tem entre as marcas de sua atuação, ao longo de 93 anos, a luta pelos direitos humanos.nessa linha”, afirmou Jerry.
Em conversa com o titular no blog nesta tarde, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho(PDT) ao falar sobre o assunto abriu um largo sorriso e disse que prefere não comentar sobre o caso, mesmo porque ainda não ouviu os áudios.
Em nota publicada no Portal Vermelho, o dirigente Egberto Magno, falando pela Comissão Politica Estadual do PCdoB, explica que as declarações do deputado ofendem não apenas índios e homossexuais, como também a história e o programa do Partido Comunista do Brasil, sempre à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos Direitos Humanos. “No entendimento do partido, trata-se de uma equivocada manifestação individual do deputado Fernando Furtado, pelo que se espera do parlamentar a devida retratação em relação aos indígenas, aos homossexuais; e ao partido;”, lamentou
O G1-MA, portal de notícias mais lido do estado estampou o tema.

E nesta noite, após o leite derramado, o Deputado falastrão seguiu orientação do partido e emitiu uma nota de retratação formal, no documento, ele diz que em nenhum momento teve a intenção de denegrir a imagem do povo indígena que muito contribuiu para a formação do povo brasileiro, em especial do Maranhão.
“Infelizmente, me deixei levar pelo calor do momento e acabei falando o que não condiz com o meu pensamento e minha formação. Diante destes esclarecimentos reitero que o meu trabalho sempre foi a serviço da população maranhense, sem distinção de raça, gênero ou religião, sempre na defesa dos direitos de todos e à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos direitos humanos, como prega o nosso partido PCdoB.”, disse o parlamentar que reiterou os pedidos de desculpas a toda a população do Estado.
Na edição desta segunda-feira(21), o JMTV 2ª Edição da TV Mirante, também repercutiu trecho das palavras do deputado Fernando Furtado, quando ele diz: “Lá em Brasília o Arnaldo viu, os índios tudo de camisetinha , tudo arrumadinho, com flechinha, tudo um bando de veadinho. Tinha uns três lá que eram veado que eu tenho certeza, veado.”, afirmou.

Imagens da TV Mirante.
Blog domingos costa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário