quinta-feira, 9 de julho de 2015

Governo realiza escuta territorial em Viana

O Governo do Maranhão  realizou nesta terça-feira (7), na cidade de Viana, na Baixada Maranhense, a 14ª Escuta Territorial para elaboração do Plano Plurianual (PPA) e do Orçamento Participativo (OP) 2016 - 2019. O evento foi realizado no Centro de Ensino Marcelino Campelo e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, e da secretária da Juventude, Tatiana Pereira, representando o governador Flávio Dino; do prefeito de Viana, Chico Gomes, e de outros prefeitos da Região dos Lagos; além de assessores do governo e representantes da sociedade civil.

As Escutas Territoriais estão sendo realizadas pelo Governo do Maranhão com o objetivo de garantir a participação popular na elaboração do PPA e do OP. Durante o processo estão sendo realizadas plenárias, onde representantes da sociedade civil e de órgãos públicos discutem e apresentam suas contribuições e decidem de forma direta a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração estadual.

A Escuta Territorial é coordenada pela Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento (Seplan) e Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e tem participação das demais secretarias.

A secretária Áurea Prazeres destacou a importância desse debate em torno das prioridades da população e destacou que o diálogo é um dos diferenciais do Governo Flávio Dino. “As políticas públicas devem estar para todos e de forma planejada, e isso nosso governo, que é democrático, está fazendo. Não se planeja políticas públicas adequadas e necessárias, se não tivermos a dimensão do orçamento. Por isso é importante ficar nas  reais necessidades. Está é uma oportunidade histórica e não pode ser desperdiçada”, enfatizou. 

Durante a plenária as propostas são elencadas nos grupos divididos em cinco eixos temáticos: Direitos Humanos, Qualidade de Vida, Desenvolvimento Socioeconômico, Defesa Social e Desenvolvimento  Humano.  A Seduc coordena o eixo Desenvolvimento Humano, que engloba ciência e tecnologia, educação e cultura.

Em Viana, as discussões desse eixo foram coordenadas pelo secretário adjunto de Gestão Institucional,  Williandickson Azevedo Garcia, que ressaltou as políticas e ações do governo para melhorar os indicadores sociais do estado e da importância desse momento. “É um momento histórico e inverte a ordem. As decisões não partem mais de cima pra baixo. A partir daqui, não serão o governador e os secretários que determinam o que a população precisa, é a população quem vai dizer quais são as suas prioridades. Isso é democracia”, apontou Williandickson.       

Viana foi o segundo município da Baixada Maranhense a receber  a reunião, que  também já foi realizada em Pinheiro. As Escutas Territoriais foram iniciadas no dia 15 de junho e serão concluídas no próximo dia 10, em São Luís.

Projetos

Ainda em Viana, a secretária Áurea Prazeres, acompanhada do assessor especial do Governo do Estado, Augusto Lobato, do prefeito Chico Gomes e de secretários municipais, visitou o Farol da Educação e a Escola Municipal Manoel Soeiro, considerada modelo no município. Durante a visita, Áurea Prazeres ressaltou que Viana será uma das cidades contempladas com os 30 Núcleos de Educação Integral do Ensino Médio, que serão construídos pelo governo em todo o estado. “Com todos os investimentos do governo Flávio Dino para melhorar a educação, quem ganha são nossas crianças e jovens”, afirmou Áurea Prazeres.

A equipe do governo também conheceu o Ônibus do Professor – uma experiência implantada pela Prefeitura de Viana. O Ônibus do Professor faz exclusivamente o transporte dos educadores que lecionam na zona rural. “É uma ideia muito interessante porque valoriza o professor, que vai se sentir prestigiado", disse.                                                   

"A visita da professora Áurea e equipe é muito importante porque assim, nós podemos firmar uma grande parceria em prol da educação das nossas crianças", enfatizou o prefeito Chico Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário