quarta-feira, 8 de abril de 2015

Fórum da Baixada conhecerá projeto de piscicultura em Matinha

No próximo sábado (11 de abril), o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense promoverá a chamada Expedição Itans”, com o com o objetivo de conhecer o maior e mais eficiente projeto de combate à pobreza rural da Baixada Maranhense, por meio da atividade de piscicultura.
Esse caso de empreendedorismo de sucesso, que comprova a potencialidade econômica da Baixada para o desenvolvimento do Maranhão, fica localizado no povoado de Itans, no município de Matinha, distante 240 km da Capital.
Lá o espírito de união da comunidade faz toda a diferença. Foi criada uma cadeia produtiva de piscicultura que já é uma referência para o mercado nacional e internacional, cuja produção média alcança nada menos do que 400 toneladas de pescado por ano com faturamento que chega a atingir R$ 42 mil por família.
O desenvolvimento do projeto se deu a partir de 2009, quando foi implantado um projeto com apoio do Sebrae. O sucesso do empreendimento é tamanho queno ano passado os piscicultores de Itans foram contemplados pela Fundação Banco do Brasil com um caminhão frigorífico –tipo furgão– com capacidade de 5.500 quilos, voltado para o transporte do pescado produzido em Itans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário