sexta-feira, 27 de março de 2015

Victor Mendes cobra telefonia celular no Paraíso e Cujupe e recuperação da barragem do Pericumã

Na quinta-feira, o parlamentar reuniu-se e com equipe técnica da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel para discutir os encaminhamentos que serão dados pelo órgão para Indicações apresentadas por Victor Mendes, nas quais o parlamentar pede a instalação de telefonia celular nos povoados de Paraíso e Cujupe e informações sobre a chegada do serviço em outros povoados da Baixada e do Maranhão.
As Indicações foram formuladas no início desta semana, direcionadas ao presidente do Conselho Diretor da Anatel, João Batista de Rezende, e ao Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, já tendo sido aprovadas pela Câmara.
Com as duas Indicações, além de cobrar prioridade para os povoados de Paraíso e Cujupe, o deputado também solicitou informações sobre que outros povoados maranhenses têm direito de pleitear esse benefício e o cronograma de atendimento até dezembro de 2015.
É que, por meio do Edital n.º 004/2012, a Anatel estabeleceu metas para as operadoras no que se refere à oferta de telefonia móvel e banda larga de Internet em áreas localizadas até a distância de 30 km das sedes de todos os municípios brasileiros.
Com a medida, a estatal espera ampliar a oferta do Serviço Móvel Pessoal [SMP], a telefonia via celular, além de viabilizar Internet Banda Larga para escolas da rede pública instaladas nas localidades beneficiadas. 31 de dezembro é o prazo final para que todos os municípios [povoados num raio de 30 km] sejam atendidos em 100%. No Maranhão, a operadora credenciada através do Edital é a Claro.
Apesar dessa determinação da Anatel, até o momento, não temos muitas informações sobre quais os povoados do Maranhão já foram atendidos pela Claro e quais são os que aguardam o atendimento até dezembro deste ano.
“Por isso, cobrei da Anatel e do Ministro medidas urgentes. Assim que o Ministério nos enviar as informações, iremos verificar que outros povoados do nosso município e da Baixada poderão ser beneficiados e cobrar a imediata instalação do serviço”, explicou Victor Mendes.
Na próxima terça-feira, o deputado já tem agendada uma reunião com a direção da Claro para encaminhar o assunto.
Barragem do Pericumã – Com relação à recuperação da barragem, na última quarta-feira, dia 25 de março, o deputado esteve presente à reunião entre membros da Bancada do Maranhão e o Ministro da Integração Regional, Gilberto Magalhães Occhi.
Na ocasião, Victor Mendes apresentou ao ministro várias demandas de interesse do Maranhão, com destaque para o pedido de imediata recuperação da Barragem do Pericumã e o projeto dos Tabuleiros de São Bernardo.
“Mostrei ao ministro, a importância da recuperação da Barragem do Pericumã, reforçando o pleito já apresentado ao Ministério da Integração e ao DNOCS, através de Indicação. Lembrei a ele o compromisso assumido pelo DNOCS de enviar ao município de Pinheiro uma equipe técnica para uma vistoria nas condições da barragem, a fim de levantar dados atualizados para o orçamento da obra”, explicou Mendes. “Reafirmei ao ministro Gilberto Magalhães o significado da barragem para o nosso município e para os demais localizados no entorno do rio Pericumã, cobrando uma solução urgente”, concluiu o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário