quinta-feira, 5 de março de 2015

PV indica Victor Mendes para comissão de Educação da Câmara

O deputado Victor Mendes PV/MA foi indicado pelo Partido Verde para compor, como membro titular, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
No final da tarde de ontem, o parlamentar foi comunicado pelo partido da decisão e da indicação, como suplente, para a Comissões de Minas e Energia e de Seguridade Social e Família.
Ao comentar a indicação, o deputado frisou a importância do trabalho da Comissão, especialmente em razão da meta mobilizadora do governo para os próximos anos, de ampliação do acesso à educação.
“Recebo, com satisfação, a indicação do meu partido. O trabalho da Comissão é muito importante para a definição de diretrizes para aprimoramento da política nacional de educação”, afirmou.
Mendes destacou também a possibilidade de trabalhar em favor da ampliação de oportunidades para a juventude e inclusão social, por meio da educação, lembrando um dado revelador.
Acesso - Segundo números de 2010 do IBGE, 40,6% da população brasileira, com idade entre 0 e 24 anos, estaria na linha limite de acesso às etapas educacionais correspondente às suas idades. Mas o que ainda se observa é um descompasso entre a demanda e o número de vagas disponíveis, nos diversos níveis de ensino. “Em outras palavras: continuam faltando vagas para uma demanda que cresce a cada ano”, argumentou o parlamentar.
Outros aspectos destacados pelo maranhense com relação aos desafios que a Comissão de Educação da Câmara terá pela frente é uma resposta à sociedade para questões a melhoria da qualidade do ensino, compatibilizando-o com as necessidades do mundo atual; a erradicação do analfabetismo e universalização do atendimento escolar; a superação das desigualdades, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual; aprimorar a gestão democrática da educação e estimular a formação para o trabalho e cidadania, além do apoio permanente à pesquisa científica, tecnológica e pela valorização da nossa cultura.
Victor Mendes defende a ampliação dos percentuais de aplicação de recursos públicos em educação levando-se em conta o PIB nacional, bem como mecanismos de valorização dos profissionais da educação.
“Ampliar os investimentos em educação, universalizar o acesso e propor um modelo focado na promoção da cidadania, do respeito aos direitos humanos, da diversidade e sustentabilidade socioambiental, são grandes desafios a serem enfrentados”, explicou o deputado, destacando que a atuação na Comissão fortalece a luta por algumas questões importantes para o Maranhão, como o aumento do número de universidades federais e de centros tecnológicos e de unidades do IFMA.

“Durante a campanha, alguns compromissos nesse sentido foram firmados, fruto de demandas trazidas a nós pelo eleitorado. Um deles é a luta pela Universidade Federal da Baixada e da Região Tocantina. Sabemos o quanto uma conquista como essa pode alavancar o desenvolvimento das duas regiões e, por isso, as consideramos fundamentais para o um estado como o nosso, que precisa se desenvolver e superar indicadores sociais adversos, concluiu Victor Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário