quarta-feira, 25 de março de 2015

Prefeito Zé Martins participa de fórum que discute e busca desenvolvimento da Baixada

O Prefeito Zé Martins participou da II reunião do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, realizada em São Luís (MA). Na pauta da reunião estavam o desenvolvimento humano e a qualidade de vida da população dos municípios da região, dentre eles Bequimão. O superintendente do Sebrae/MA, João Martins, também participou do evento.
Zé Martins ratificou os objetivos do Fórum no estabelecimento de um canal de interlocução com as diversas esferas do Poder Público, para discussão e reivindicação das necessidades históricas de quem vive na Baixada. “Vamos unir forças para que nossas demandas sejam respeitadas e realizadas”, frisou o prefeito.
Baixada Maranhense
Microrregião de 20 mil quilômetros quadrados, composta por 21 municípios e habitada por mais de 500.000 habitantes. Na estação chuvosa, a Baixada se transforma em uma imensa planície alagada, que forma o majestoso “Pantanal Maranhense”, com toda a sua diversidade de fauna e de flora que ornamentam os seus campos naturais. É um santuário ecológico de rara beleza onde a paisagem muda de acordo com a época do ano. É uma região vocacionada ao ecoturismo sustentável.
Fórum
A finalidade de articular a criação do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, como entidade da sociedade civil organizada, é discutir necessidades pertinentes à microrregião, como a construção de barragens, projeto diques da Baixada e a construção da ponte Bequimão-Central do Maranhão.
O coordenador do Fórum, Fábio Braga, considera que a região continua excluída de programas que gerem desenvolvimento. “Nós temos uma região de riqueza natural ímpar, mas continuamos isolados de programas que possam potencializar esta riqueza e transforma-la em renda para os baixadeiros”, afirmou. Na concepção do Fórum, obstáculos como o da infraestrutura devem ser superados com comprometimento dos gestores com a microrregião.
Investimentos e Projetos

Como resposta às demandas do Fórum, durante a reunião, foi confirmada autorização pelo governador para a construção de cinco barragens na região, entre elas a barragem de Maria Rita, beneficiando as cidades de Bequimão, Peri-Mirim, Palmeirândia e São Bento, além da assinatura da ordem de serviço para elaboração do projeto da Ponte Central -Bequimão. A construção da ponte facilitará o acesso da capital aos municípios da região. A obra tem 600 metros de extensão e reduzirá em 32 km a distância para chegar a MA-106, que dá acesso ao Cujupe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário