segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Mais bomba! Inquérito de agiotagem no MA será reaberto para investigar 41 prefeituras

Mais de 40 prefeituras do Maranhão já estão sendo investigadas com a abertura do inquérito sobre os crimes de agiotagem no Estado. O reinício dos trabalhos foi anunciado pela Secretaria de Segurança Pública.

Essa prática é uma ameaça constante à administração pública e também privada que acaba culminando em outros crimes como a pistolagem.

De acordo com o Delegado Geral de Polícia Civil, Augusto Barros, o esquema de agiotagem vinha sendo investigado por uma comissão composta por pessoas que assumiram cargos na nova gestão estadual e por isso precisou ser reformulada.

A nova comissão retomou os trabalhos que já estavam avançados e a recomposição da investigação sobre os crimes de agiotagem partiram de informações sobre o caso do jornalista Décio Sá, assassinado em 2012.

Ao todo 41 gestores e ex-gestores públicos estão na mira da Polícia Civil e Ministério Público. Oito deles já apresentaram elementos mais fortes e a qualquer momento poderá sair um mandado de prisão contra alguns dos investigados pela Polícia Judiciária envolvidos na máfia dos agiotas no interior.

As principais irregularidades encontradas são relacionadas a empresas fantasmas e de fachadas utilizadas para negociatas. Geralmente o agiota procura candidatos ou políticos com maior potencial e oferece custeio de campanha. Em troca utiliza as empresas para fornecimento dos mais variados insumos às prefeituras.
Prefeituras investigadas
1 ­ Apicum­-Açu
2­ Arari
3 ­ Bacabal
4 ­ Brejo
5 ­ Cajapió
6 ­ Cândido Mendes
7 ­ Cantanhede
8 ­ Caxias
9 ­ Coelho Neto
10 ­ Cururupu
11 ­ Dom Pedro
12 ­ Lago Verde
13 ­ Lagoa Grande
14 ­ Magalhães de Almeida
15 ­ Marajá do Sena
16 ­ Mirador
17 ­ Miranda do Norte
18 ­ Mirinzal
19 ­ Nina Rodrigues
20 ­ Paço do Lumiar
21 ­ Pastos Bons
22 ­ Paulo Ramos
23 ­ Penalva
24 ­ Pindaré Mirim
25 ­ Pinheiro
26 ­ Rosário
27 ­ Santa Luzia
28 ­ Santa Luzia do Paruá
29 ­ São Domingos do Azeitão
30 ­ São Domingos do Maranhão
31 ­ São Francisco do Brejão
32 ­ São João do Sóter
33 ­ São Luís
34 ­ Serrano do Maranhão
35 ­ Sucupira do Riachão
36 ­ Timon
37 ­ Turilândia
38 ­ Tutoia
39 ­ Urbano Santos
40 ­ Vargem Grande
41 ­ Zé Doca

Nenhum comentário:

Postar um comentário