terça-feira, 18 de novembro de 2014

Expocapril em Bequimão é sucesso de público e de negócios

Em sua sétima edição, a Exposição de Ovinos e Caprinos de Bequimão (Expocapril) movimentou negócios que garantem a melhoria genética dos animais do município e proporcionou momentos de lazer ao público que passou pelo parque de exposição, na MA 106, na altura do povoado Frederico, entre os dias 13 e 16 de novembro. O evento foi realizado pela Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOBEQ), com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, Sebrae/MA e Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (Inapem).
A cada ano a Expocapril fica maior. Desta vez, estavam em exposição cerca de 500 animais, de 16 criadores, das raças Anglo-nubiana, Boer, Dorper, Sanner, White Dorper e Santa Inês. O preço dos animais variava de R$ 240 a R$ 5 mil. “Esse evento tem mudado a mentalidade dos criadores de Bequimão. Antes, a gente botava o animal para criar e ficava esperando engordar. Agora, fazemos um controle e, com isso, conseguimos lucrar mais e ter uma carne com melhor sabor”, afirmou um dos criadores, Valbenor Costa Almeida.
Pela importância econômica da atividade, a Prefeitura Municipal de Bequimão tem apoiado o crescimento da Expocapril. Em convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (Sagrima), estão sendo feitas melhorias no parque de exposição, com a construção de um auditório e de uma churrascaria. “Apoiando os criadores, estamos investindo no empreendedorismo. E os resultados já podem ser percebidos, com o melhoramento genético dos animais da nossa região e crescimento do rebanho e de negócios no nosso município e na nossa região”, destacou o prefeito Zé Martins.
Na avaliação do presidente da ACCOBEQ, Edilson Coelho, houve um crescimento de 200% na qualidade e quantidade dos animais criados em Bequimão. “Alguns produtores tinham dois ou três animais, não tinham aprisco. Hoje, vários adequaram suas propriedades, já têm pastagens e apriscos”, frisou o presidente, ressaltando, ainda, que todos os criadores do município trabalham atualmente com reprodutores P.O (puros de origem).

Em termos práticos, isso significa ganhos no tamanho, na qualidade da carne e leite e maior velocidade no ganho de peso. Com os animais nativos, os criadores só conseguiam, em média, de 8 a 10 kg de carne, nos animais abatidos ao completarem 1 ano. Os melhorados geneticamente têm um rendimento de 20 a 25 kg de carne, no mesmo período.


Nenhum comentário:

Postar um comentário