terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vitor Mendes lamenta morte de Moema e fala da não liberação de recursos da saúde


Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (20), o deputado Vitor Mendes (PV) lamentou a morte da pinheirense Moema de Castro Alvim, ocorrida no dia 17, aos 72 anos de idade. Ela era professora aposentada do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O parlamentar pediu que a Mesa Diretora da Assembleia que envie uma nota de pesar à família. Vitor Mendes disse que Moema era esposa do pintor e artista Fransoufer, este nascido na cidade de Bequimão, e membro da Academia Pinheirense de Letras.

“Ela também era membro da Sociedade Brasileira de Parasitologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, enfim, de vários outros títulos, mas o que mais interessa de todos esses títulos que era uma pinheirense orgulhosa, uma pessoa muito boa e que levava de forma positiva a imagem da nossa cidade em seus textos e suas publicações. Ela vai deixar muita saudade e era uma pessoa de um conceito muito bom e de uma memória positiva e que levava essa mensagem de todos os pinheirenses de forma muito altiva e altruísta; essa talvez seja a memória mais ideal que a gente possa resumir a essa ilustre cidadã e colega Moema de Castro Alvim”, afirmou.

DINHEIRO E FAMEM – O segundo assunto tratado pelo parlamentar foi a não liberação de recursos da área de saúde para municípios, que havia sido acertado entre a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e o Banco do Brasil.

O deputado disse que já havia tratado do assunto em sessão anterior informando do não recebimento dos recursos na área de saúde por alguns municípios em função de um TAC assinado com o MPF e o Banco do Brasil.

“Para a minha surpresa, logo depois do nosso depoimento, aqui na Assembleia, a Famem realizou uma reunião com o Ministério Público Federal, com o Banco do Brasil e deram encaminhamento para solucionar esse problema. Acredito que esse encaminhamento ainda está em nível burocrático, porque entrei em contato com mais ou menos 10 prefeitos e o problema persiste, a saída seria agora a geração de um boleto para que os municípios pudessem receber os convênios, os recursos oriundos da produtividade das AIHs na área de saúde”, relatou.

Mendes contou que a Famem publicou nota dizendo que tinha feito um acordo, “mas até hoje esse acordo ainda não foi cumprido, e aí eu rogo reconhecendo que a Famem fez a parte dela, mas principalmente ao Ministério Público Federal e ao Banco do Brasil, que eles ultrapassem as vias administrativas, burocráticas e consigam logo uma solução para esse problema”.

De acordo com o parlamentar, “quem está sofrendo com o problema é a população do interior do Estado, principalmente os prefeitos que estão sem condições de pagar os médicos, os seus fornecedores e a saúde, que já é um gargalo na vida de qualquer gestor, está mais em dificuldade em função dessa burocracia, desse entrave ocorrido entre o Ministério Público Federal e o Banco do Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário