sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Prefeito Zé Martins recebe hospital do Governo e repassa ao povo de Bequimão

“Hoje Bequimão está realizando um sonho!”. As palavras são do prefeito Zé Martins e revelam a importância do novo hospital entregue ao povo de Bequimão. Ele discursou na cerimônia de inauguração do Hospital Lídia Martins que aconteceu nesta quinta-feira (02), com presença do secretário estadual de Saúde em exercício, José Márcio Leite, representando a governadora do Maranhão, Roseana Sarney.
Desde o começo do dia, a movimentação foi intensa no novo hospital. Milhares de bequimãoenses passaram por lá para conhecer a estrutura e ficaram impressionados. “Não tenho nem palavras para descrever este hospital. Achei lindo demais, tudo bem montado”, disse a moradora do bairro Barroso, Benedita das Chagas, 63 anos.
 
O hospital tem 20 leitos, que receberam mobília e equipamentos de primeira qualidade. Foram montadas duas recepções – uma para atendimentos ambulatoriais, urgência e emergência – e outra para acesso à área de internação. Tem serviços de Raio X e ortopedia, dois centros cirúrgicos, para realização de laqueadura, cesariana, hérnia e outros pequenos procedimentos; cinco tipos de ultrassonografias (transvaginal, abdômen total e superior, vias urinárias e pélvica).
Há, ainda, uma Central de Material de Esterilização (CME), com uma autoclave de grande ponte e estufa, desfribilizador, aspirador, oxímetro de pulso, bisturi elétrico, farmácia hospitalar, farmácia básica, internação de adulto e infantil (pediatria), cantinho do bebê dodói e lavanderia, com máquinas industriais para lavar e outra para secar.
Melhores condições para quem precisa de assistência à saúde e também para os profissionais que se dedicam a salvar vidas. “Faz tempo que trabalho no interior e nunca tinha visto um hospital com essa estrutura, que nada deixa a desejar aos hospitais de São Luís”, afirmou o clínico geral e obstetra Ciro Coutinho, um dos 14 médicos que compõem a rede municipal de saúde.
A situação já é bem diferente da encontrada quase dois anos atrás, quando o prefeito Zé Martins assumiu a administração do município. A saúde estava uma “calamidade”, como relembrou em seu pronunciamento. Mas as melhorias foram acontecendo aos poucos. Primeiro, com a restauração da Unidade Mista de Bequimão e reestruturação das equipes, com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Segundo o prefeito, também foram criadas mais duas equipes do Programa Saúde na Família (PSF) e inauguradas três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos povoados Jacioca, Areal e Quindíua. Estão sendo ampliadas mais cinco postos, no Santana, Mojó, Macajubal, Deserto e Bebedouro. A Prefeitura de Bequimão adquiriu, ainda, duas novas ambulâncias e criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que conta com serviços de fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e assistência social.
“Desde o primeiro ano da nossa administração, demos uma cara nova à saúde de Bequimão. Só não consegue ver a diferença aqueles que continuam torcendo para que o município não se desenvolva”, frisou Zé Martins, que atribuiu os avanços, tanto na área da saúde como em outros setores, ao apoio da governadora Roseana Sarney e de nomes como Sarney Filho e Adriano Sarney. “Esse amor que o povo de Bequimão tem pela governadora é retribuído com o carinho dela por todos nós, que se manifesta em obras, como a do hospital que inauguramos hoje”, enfatizou o prefeito.
Hospital em Bequimão
Havia quem não acreditasse na conclusão do hospital. Agora, ele é uma realidade, que começou a ser construída quando surgiu o programa Saúde é Vida, do governo Roseana Sarney. O ex-prefeito Juca Martins teve papel fundamental na articulação e conquista desse projeto para Bequimão, que entrou para o cronograma de hospitais a serem construídos pelo Governo do Estado. “Ele (Juca Martins) não está aqui hoje, mas me ligou e mandou um recado, dizendo que, se o povo de Bequimão está feliz, ele também estará feliz”, disse Zé Martins, emocionado.
A governadora Roseana Sarney não pode participar da cerimônia, em razão de falecimento de um familiar. Ao representá-la, o secretário estadual de Saúde em exercício, José Márcio Leite, destacou o compromisso da governadora de antes do final do seu mandato entregar o hospital ao povo de Bequimão. “Este hospital faz parte de uma rede que está sendo montada pelo governo Roseana Sarney. O que não puder resolver aqui poderá ser encaminhado o hospital de alta complexidade que está sendo finalizado em Pinheiro. A saúde está sendo descentralizada e, em breve, não será mais preciso atravessar de ferry-boat para buscar assistência”, garantiu José Márcio Leite.
Homenagem
O prefeito Zé Martins pediu autorização ao Governo do Estado para homenagear a matriarca de sua família, Lídia Martins, dando o nome dela ao hospital. O pedido foi aceito e, em seguida, os vereadores de Bequimão aprovaram o projeto de lei. Para o prefeito, ela é exemplo de mãe e avó que estimulou seus descendentes a estudar e a vencer por meio da educação.

A cerimônia de inauguração do hospital foi prestigiada pela primeira dama, Vânia Ribeiro Martins, pelo vice-prefeito, Pedro Acará, pela presidente da Câmara, Francinete Pereira Costa; os secretários municipais de Saúde, Bastico Moraes; Administração, José Orlando; Agricultura, Creuber Pereira; Educação, Aristides Amorim; Extrema Pobreza, Sinara Almeida; Indústria e Comércio, Ademar Costa; Segurança, Cassiano Abreu; Assistência Social, Neide Rodrigues; e Pesca, Nhô da Colônia, os vereadores Valmir, Robson Cheira, Amarildo, Jorge e Doutor, além da secretária adjunta de Saúde, Ramone Araújo e diretora do hospital Jane Matos, a médica Marília Martins, a presidente da Jucema, Sueline Moares, e pró-reitora da UEMA, Vânia Martins.







Nenhum comentário:

Postar um comentário