sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pequeno produtor de Palmeirândia mostra que é capaz de produzir e viver da sua produção

A maior partes dos alimentos que consumimos na nossa região, vem de fora. Porque? Nós temos terra boa, clima bom e muita água. O que estaria faltando para que nos produzíssemos o nosso próprio alimento?
A poucos quilômetros de Pinheiro, no povoado de Curitiba, município de Palmeirandia; um pequeno produtor conhecido como João de Luizinho, em um pequeno pedaço de terra, vem mostrando que pode ser diferente.
Com uma grande variedade de alimentos, produzidos ali, são retirados todos os dias dessa pequena área de terra. Alimentos como: Banana, melancia, cocô, acerola, manga, milho, laranja, batata, caju, maxixe,mamão, babaçu, mucauba, quiabo, limão, tanja, vinagreira, macaxeira, farinhas e outros produtos
E seria possível se viver e sustentar toda família somente desse projeto? Sim! diz Luzinho, pois é dali que ele tira o seu e o sustento de toda a sua família, fazendo de R$ 40 a 80 reais por dia vendendo o fruto do seu trabalho. E alem disso ainda garante o sustento de trabalhadores que lhe ajudam no dia a dia na sua produção.
Nesse projeto, se aproveita de tudo e até o adubo é feito com o próprio material do lugar, a folha seca, misturada com bosta de boi, que compostada, vira adubo que alimenta as plantas que dão os frutos.Diz o agricultor.
E diante de tudo isso, qual seria a maior dificuldade para tocar esse projeto. A falta de trabalhadores é a maior dificuldade que sente para aumentar a sua produção. Luizinho reclama dos bancos com sua burocracia e da falta d sementes e de assistência técnica para pequenos produtores da região.
E qual seria sua maior alegria, com o resultado do seu projeto. “Não ser empregado,mandar e não ser mandado”. Como dizia sua avô, o pobre só tem três alegrias: “quando tem dinheiro no bolso, quando produz e quando colhe...Disse






Nenhum comentário:

Postar um comentário