domingo, 7 de setembro de 2014

58ª Exposição Agropecuária do Maranhão será aberta neste domingo (7)

O QUÊ: Abertura oficial da 58ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), com a participação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo

QUANDO: Neste domingo (7), às 17h

ONDE: Parque Independência, São Cristovão

Contatos: Assessoria de Comunicação da Sagrima - Raquel Araújo / Vitória Castro / Claudillene Maia 9976-4240 / 9973-0066


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
 Acontece neste domingo (07), a partir das 17h, no Parque Independência, a abertura oficial da 58ª Exposição Agropecuária do Maranhão – Expoema, que contará com a presença do Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo.
A Expoema será realizada no período de 6 a 14 de setembro e será a primeira após a conquista do reconhecimento do estado como zona livre de febre aftosa com vacinação, atestado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio deste ano, em Paris.
 Por esse motivo, a exposição está atraindo expositores de estados que antes não podiam trazer seus animais devido às restrições ao status sanitário do Maranhão.
De acordo com a Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), responsável pela organização da Expoema, com apoio do Governo do Estado, por meio da Sagrima, a novidade da exposição deste ano será a realização de uma das etapas do Circuito Barreto de Rodeios.
A previsão é de que a Expoema receba um público de 150 mil pessoas, com estimativa de negócios em torno de R$ 35 milhões a R$ 40 milhões. O evento reunirá 200 expositores e cerca de 1.000 animais.
O trabalho de recepção e avaliação médico-veterinária dos animais que participarão da Expoema segue os parâmetros impostos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e será realizado por fiscais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Sagrima.
O secretário Cláudio Azevedo informou que a Sagrima e Aged terão estande na Expoema para apresentar aos visitantes e expositores do evento as ações do Governo do Estado voltadas para o setor agropecuário maranhense.
No estande também será desenvolvido pela Coordenadoria de Educação Sanitária e Comunicação da Aged, nos dias 9 e 10, o projeto Fazendo Educação, com atividades de jogos que serão desenvolvidas com alunos de escolas municipais e comunitárias. Nos dias 11 e 12 vai acontecer também o Seminário de Responsabilidade Técnica em Eventos Agropecuários, para profissionais e acadêmicos de medicina veterinária.
Na segunda-feira (8), aniversário de São Luís, as programações incluem a mensuração e pesagem de bovinos, ovinos e caprinos. A programação cultural deste dia é voltada ao público infantil, com show dos personagens Galinha Pintadinha, Peppa Pig, Monster High e Peixonáuticos.
Na terça (9), além de novamente programadas a mensuração e pesagem, começa a “esgota oficial” do Concurso Leiteiro. À tarde será realizada a palestra Cadastro Ambiental Rural (CAR). À noite acontece a 1ª Ordenha do Concurso Leiteiro.
A programação segue durante todos os dias da semana, até domingo (14), com atividades relacionadas a ordenhas, concursos leiteiros, julgamentos de animais de raça, palestras, provas de hipismo e leilões, além dos shows com artistas e bandas variados.

Rodeio
De 10 a 13 de setembro, a Expoema sediará uma das etapas do Circuito Barretos de Rodeios (São Paulo), o maior da categoria no Brasil. “Para sediar uma das etapas da Liga Nacional de Rodeio, o evento atende aos padrões técnicos e de qualidade determinados pelos organizadores da Liga. Os bons tratos aos animais é um dos fatores”, revela o presidente da Ascem, José Assub Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário