segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Feira Tecnológica de Ovinos e Caprinos em São João Batista recebe apoio do Sebrae



A terceira edição da Feira Tecnológica de Ovinos e Caprinos, realizada no período de 15 a 17 de junho na cidade de São João Batista, reuniu criadores de diversos municípios da Baixada Maranhense, numa promoção da Associação dos Produtores e Produtoras de Ovinos e Caprinos de São João Batista (APPOC), em parceria com o Sebrae Maranhão e a Prefeitura Municipal de São João Batista.
Produtores de Bequimão, Central do Maranhão, Itapecuru-Mirim, São Bento e Mirinzal estiveram presentes, expondo animais e participando de oficinas técnicas oferecidas pelo Sebrae. O evento também ofereceu consultorias tecnológicas em nutrição, sanidade animal e genética, além de apresentação e comercialização de animais, shows culturais e o tradicional concurso Laço do Bode.
Os produtores participantes tiveram a oportunidade de fazer um intercâmbio de conhecimentos e tiveram contato direto com a experiência e a tecnologia desenvolvida na região através do projeto Sebrae Maranhão no Território da Cidadania da Baixada Ocidental, que tem como propósito introduzir inovações tecnológicas, gerenciais e comerciais na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura.
A atividade vem se destacando a cada dia na região, especialmente através das ações de capacitação promovidas pelo Sebrae, tornando a Baixada em referência na ovinocaprinocultura do Estado.
As consultorias foram realizadas pelos consultores Antônio Bernardo Lobo, médico veterinário que orienta e ensina os criadores a utilizar um inovador sistema de produção de ovinos e caprinos em pasto rotacionado; e pelo zootecnista João Carlos de Moura, que ministrou oficina sobre manejo de espécies forrageiras; além do médico veterinário Claudio Felipe, que realizou orientação sobre procedimentos sanitários com os animais expostos.
A unidade regional do Sebrae Maranhão em Pinheiro, que atende municípios da Baixada Maranhense, informa que este modelo de evento está sendo apoiado pela instituição há mais de quatro anos. “O apoio do Sebrae na atividade deu novos rumos aos produtores, viabilizando o aumento do rebanho, o melhoramento genético dos animais e, consequentemente, o aumento da renda do pequeno criador”, destacou Rosa Amélia Borges, gerente da regional. Aproximadamente 120 criadores da Baixada estão sendo beneficiados com o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário