sexta-feira, 15 de agosto de 2014

BODAS DE OURO BANCO DO BRASIL 50 ANOS DE BONS SERVIÇOS


Através do nosso amigo Carlos Salcher fiquei sabendo que o B. B. completa neste ano de 2014, cinqüenta anos de bons serviços prestados á comunidade Pinheirense.
A instalação de uma Agencia do Banco do Brasil em nossa cidade, foi um acontecimento de grande relevância social e econômica para o Município.
Socialmente, a cidade ascendeu devido a fixação da residência de pessoas de varias partes do Brasil, funcionários do Banco, que tão logo chegavam, passavam a integrar a nossa sociedade com o status de Bancários do Banco do Brasil, de muito prestigio na na época, igualando-se ao mesmo tempo ao nosso viver interiorano.
Os nomes de Wilson, Luciano, Carlos Salcher, Eliude, Arnaldo, foram os primeiros a serem gravados entre nós. Carneiro e Lima, que também fazem parte do começo de tudo, tornaram-se pinheirenses e casando-se com moças da terra. Muitas outras que mais tarde vieram e eram solteiras uniram-se as nossas conterrâneas.
Obedecendo a política de mobilidade funcionários do B.B. outras vieram alguns se foram e houve ate quem ficasse, como é o caso do Sr. Walney que permanece ate hoje entre nós.
Quando Abriram Concurso depois da instalação da nossa Agencia o talento Pinheirense se impôs e muitas, muitos pinheirenses (homens e mulheres) passaram a fazer parte do quadro de funcionários do Banco do Brasil. São tantos os pinheirenses que ate esqueço os nomes, certo que alguns, em nome de todos. Marise e Elma filhas do Sr. Dedeco Mendes, Elizabeto Soares, Jose Anastácio, Valdely, Maria Jose Diniz, Cesar Soares, Gico, muitos outros que enriqueceram e enriquecem até hoje o quadro funcional do Banco do Brasil não so aqui, mas espalhado pelo Brasil.
A organização do clube da AABB foi outra parte de integração social entre funcionários do Banco e a Sociedade pinheirense que para la se dirigia nos finais de semana participando de festas dançantes, torneios esportivos, gincanas e outras atividades de lazer.  
No setor econômico, não só o município de Pinheiro foi beneficiado como também toda Região. A abertura de créditos, foi a Lola propulsora da circulação de dinheiro por estas bandas, pois foi a partir daí que a nossa economia  evoluiu criando oportunidades de ampliação dos negócios no comercio, na lavoura na pecuária e em outras atividades .
Contava-se que no homem do interior,  a cinqüenta anos atrás sendo bronco e tímido não sabia entrar em determinados locais e quando o Banco Abriu um credito  para compra de burros (carroceiros, lavradores, comerciante do interior todos se beneficiaram) o nosso homem do interior chegava desconfiado, amarrava o cabresto do cavalo do cavalo nas argolas nas calçadas  do Banco, olhava a porta de vidro e recuava: depois de tirar o chapéu de palha da cabeça ele abria  a porta vagarosamente, botava só a cabaça pra dentro do Banco e dizia do lado de fora do prédio .
­­­--“ Hei gente ! hei gerente! É  aqui que tem emprestes pra burro”
Os burros serviam de meio de transportes para conduzir a produção do interior para a sede.
Foi assim, nesse estagio de atraso que o B.B. encontrou o nosso povo e hoje, cinqüenta anos depois, o homem do interior estaciona seu carro em frente ao Banco do Brasil , vai ao caixa eletrônico, saca seu dinheiro e sai pelo comercio fazendo compras, injetado sangue (dinheiro) na nossa economia, fazendo circular o capital dentro do nosso Município .Isso é o progresso. Isso é desenvolvimento. Isso é o Banco do Brasil contribuindo para nos tornar cada vez mais cidadãos e cidadãs consciente de nosso trabalho , da nossa força.
Para reconhecer tantas beneficias e recordar momentos passados em companhia de tantos amigos, e antigos funcionários, os atuais, as autoridades, o comercio a industria, todos estarão reunidos em uma só festa, nesta cidade, em data a ser marcada pela comissão organizadora (talvez no dia 3 de setembro) para comemorar o Jubileu de Ouro do Banco do Brasil em nossa cidade, pois a festa é nossa.      
,
                                                                   GRAÇA LEITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário