terça-feira, 15 de julho de 2014

O Tribunal Regional Eleitoral recebeu 35 pedidos de impugnação de candidaturas.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu 35 pedidos de impugnação de candidaturas. Destes, 24 ações foram impetradas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Dezoito candidatos a deputado estadual foram impugnados, seis a deputado federal e dois candidatos a governador também tiveram a candidatura contestada.

Sábado, 12, foi o último dia para que os pedidos de registro de candidatura fossem impugnados. Até um dia antes do fim do prazo, somente três ações haviam dado entrada no TRE. Os demais 32 pedidos de impugnação foram impetrados no início da noite do sábado.

Na lista dos impugnados estão o candidato a governador, Zeluis Lago (PPL), acionado pelo candidato a deputado estadual Antônio Ferreira Martins (PHS), que alega problemas na filiação partidária do candidato do PPL.

Também foi acionado o candidato a governador Lobão Filho (PMDB). Ele teve a candidatura impugnada pelos candidatos a deputado federal Simplício Araújo (SD) e Rubens Júnior (PCdoB). O primeiro alega que o peemedebista é representante de uma empresa que tem contrato com o Governo do Estado. O segundo diz que Lobão Filho tem condenação criminal.

Ainda dentro da disputa majoritária, o candidato a primeiro suplente de senador Raimundo Monteiro (PT) também foi impugnado. Contra a candidatura dele há duas ações de impugnação: uma do MPE que pede indeferimento do registro devido a contas de sua gestão no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A segunda ação foi impetrada pela candidata a deputado estadual Valéria Campos (PSB) também devido à rejeição das contas pelo TCU.

A coligação Pra Frente Maranhão e o Partido Verde (PV) foram acionados duas vezes pelo candidato a federal Márcio Jardim, que alega nas duas ações que o PV não pertence a qualquer coligação majoritária para governador e senador que tenha sido registrada em ata na convenção da legenda.

Estaduais – Foram acionados 18 candidatos a deputado estaduais. Nestas listas está Telma Pinheiro (PSDB), ex-secretária de Obras do governo de Jackson Lago. Foi o MPE que contestou o pedido de registro da tucana devido à improbidade administrativa. Telma Pinheiro faz parte da lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) devido à desaprovação da tomada de contas feitas pelo tribunal.

A ex-deputada Graciete Lisboa (PSL), a deputada Cleide Coutinho (PSB), o deputado Raimundo Loro (PR) e o suplente de deputado Magno Bacelar (PV) também foram acionados pelo MPE, todos por rejeição de contas pelo TCE.
Ainda na lista dos candidatos a deputado estadual impugnado o médico Yglésio Moyses (PT), devido a problema com demissão de serviço público; a filha do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), Nina Melo (PMDB) devido a problemas com filiação partidária; o vereador de Raposa, Frank Seba (SD), devido à condenação criminal, e Luciano Genésio (SD).


Já entre os candidatos a deputado federal estão o ex-secretário de Planejamento Fábio Gondim (PT), por problemas com filiação partidária; o ex-prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo (PDT) devido à rejeição de contas pelo TCE; o ex-prefeito de Açailândia Jeová Alves também por rejeição de contas pelo TCE e o deputado federal Costa Ferreira (PSC), também por rejeição de contas pelo TCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário