segunda-feira, 9 de junho de 2014

Hemomar lança nova campanha durante o São João

A Campanha Junina de Incentivo à Doação de Sangue, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) será lançada no próximo dia 13, na sede da unidade em São Luis, com o slogan “No São João a solidariedade é o sotaque da vida. Doe sangue!”. O objetivo é manter um estoque de sangue capaz de atender a demanda transfusional da rede pública de saúde, que tende a aumentar no período de festas juninas. A campanha atigirá todos os hemonucleos do estado.
“Nós temos durante estes períodos de grande festa e movimentação popular um aumento na demanda por sangue. Por isso, sempre nos programamos para que seja mantida uma quantidade de bolsas que possam suprir as necessidades urgentes durante as festas, e também logo após, nos dias seguintes”, conta Maria do Socorro Ferreira, coordenadora do Setor de Captação de Doadores do HEMOMAR.
Ela também alerta para a congruência das festas juninas com o período de realização da Copa do Mundo no Brasil. O que julga uma preocupação a mais devido a uma série de eventos sociais que se estabelecem em função da euforia. “Será um período de grande movimentação, onde as pessoas estarão envolvidas com muitas comemorações e outros eventos. Portanto, o que queremos, além de captar novos doadores espontâneos, é alertar ao doador parceiro, aquele que já realiza este gesto humano e solidário sempre que possível, sobre a importância do mesmo ir doar sangue antes de beber e se divertir”, alerta a coordenadora.
A campanha terá duração coincidente com todo o período em que funcionarão os arraias e terreiros de São João. A programação conta com coletas externas que serão feitas em datas específicas, e em localidades na capital e no interior do Maranhão.
No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, oportunidade em que se destaca a importância do ato de doar sangue. Para a data estão programadas divulgação em stand, palestras, exibição de vídeos e distribuição de informativos e cartazes, que acontecerá na Faculdade Pitágoras, no Olho d’Água. Durante todo o dia potenciais doadores e a população serão convidados a comparecer ao hemocentro e fazer uma doação voluntária de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário