domingo, 25 de maio de 2014

Audiência Pública lembra Dia Nacional do Combata a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A prefeitura municipal de Pinheiro, em parceria com a secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, promotoria Publica e Defensoria Publica. Realizou na manhã desta quinta-feira (22) no auditório da casa da Cultura José Sarney, Audiência pública para lembrar o dia 18 de Maio. Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A data é lembrada em 18 de maio desde o ano 2000, quando a Lei Federal 9.970 definiu o dia para realizações de campanhas, atividades e manifestações sobre o assunto. A escolha da data se refere a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Cabrara Sanches, de oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em Vitória (ES). Apesar de haver testemunhas do crime, não houve nenhuma denúncia e o caso ficou impune.

Entre as ações alusivas à data aconteceu uma passeata pelas principais ruas da cidade na manhã de ontem quarta-feira (21), atividades educativas, distribuição de panfletos encerrando na manhã desta quinta com Audiência Pública.

A audiência que contou com a presença do Juiz da Comarca, Dr. Anderson Sobral, Delegado Regional, Dr. Claudio Balby, Promotor de Justiça, Dr. Jorge, Concita, Pres. da Câmara Municipal de Pinheiro, Valdelice Nascimento, representando a Secretaria de Educação de Pinheiro, Dilena, Secretária de Assistência Social, Benedita, Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Tenente Soares, representado o Comando do 10º BPM, Carlos Eduardo, representado o executivo municipal, conselheiros tutelares e centenas de pessoas, teve como objetivo alertar a sociedade para a proteção das crianças e adolescentes e a importância das denúncias desses crimes.

O conselheiro tutelar, José Ribamar, informou que na maioria das vezes essa violência se dá dentro da própria casa, por parentes próximos ou vizinhos e amigos da família. “Um dado mais assustador é que às vezes os abusadores são os próprios pais biológicos. E na grande maioria, padrastos”.

“É importante destacar que o dia 18 de Maio lembra não só a luta contra o abuso, mas também contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, submetidas à prostituição por adultos, ou seja, são vítimas de exploração sexual e têm o futuro gravemente comprometido por conta da conduta criminosa de quem as prostitui. “É preciso punir esses infratores”, afirmou Bendita, pres. do Conselho da Criança e do Adolescente.

Como denunciar:

Conselho Tutelar : (98) 3381-1213
Defensoria Pública : (98) 3381-1458
Delegacia Regional : (98) 3381-4292
Promotoria Pública : (98) 3381-1013
Quartel da PM: (98) 3381-2905
Numero: 100

Numero: 190

Nenhum comentário:

Postar um comentário