quarta-feira, 9 de abril de 2014

Curso de Medicina em Pinheiro: Uma fabrica do saber. Uma industria do conhecimento

“O significado dessa obra só devemos perceber com o passar do tempo. Trata-se da abertura de novos caminhos para a nossa juventude e da possibilidade de acesso ao conhecimento, a uma educação qualificada, pois o projeto pedagógico que a UFMA traz para Pinheiro é uma referência dos novos cursos de Medicina que estão sendo criados”.
“Um sonho que se sonha sozinho é apenas isso: um sonho! Quando sonhado por muitos, vira realidade”. Com estas palavras, o prefeito Filuca Mendes saudou a comitiva da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e as pessoas presentes ao Centro de Cultura José Sarney, da cidade de Pinheiro, na manhã da última sexta-feira, 04 de abril.
Reunidos no Centro de Cultura, mais de 300 pessoas, entre autoridades e populares, ouviram o prefeito num dos pontos altos da durante a Solenidade comemorativa da Instalação do Curso de Medicina de Pinheiro, organizada pela prefeitura e UFMA.
Compuseram a mesa da solenidade, os deputados Victor Mendes e Max Barros, este último representando a Assembleia Legislativa; o reitor Natalino Salgado, a coordenadora do curso de Medicina, MichelineMesquita e o professor Rickley Marques, representando a UFMA; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Conceição de Maria, além do prefeito Filuca e do bispo de Pinheiro, Dom Elio Rama e do coronel Ramos, representando a Polícia Militar.
A solenidade foi aberta com uma bênção especial proferida pelo Padre João Mancini, seguida da interpretação do Hino Nacional pelo artista local, Doégnes Soares, que também interpretou o Hino de Pinheiro. Na ocasião, foram entregues cerificados de honra ao mérito aos acadêmicos, às comissões Geral e Local de Avaliação do Curso e professores da UFMA.
Nova realidade - De acordo com o prefeito Filuca, “o curso de Medicina marca uma nova era para Pinheiro, ao garantir oportunidade de educação qualificada aos jovens da Baixada”.
“Em breve, uma nova geração de médicos formados pela UFMA aqui em Pinheiro, vai nos ajudar a melhorar a saúde da Baixada e a nossa rede municipal, contribuindo para o desenvolvimento desta região, tão carente de oportunidades”, afirmou Filuca Mendes.“A chegada do curso de Medicina representa a quebra de paradigmas. Uma das regiões mais pobres do estado ganha uma indústria de produção do saber e do conhecimento, as principais ferramentas para a transformação e o desenvolvimento”, acrescentou. 
Já para o reitor da UFMA, Natalino Salgado, que é médico e natural de Cururupu, a instalação do curso de Medicina consolida a presença da UFMA na região, sendo o início de um futuro promissor para a região. “Outros cursos da área da saúde, como enfermagem, por exemplo, serão ainda implantados neste Campus. Estamos fortalecendo a educação, mola propulsora para o desenvolvimento do estado; vamos ter aqui no Campus de Pinheiro, professores, médicos e alunos com mais consciência crítica e isso vai estimular e induzir a formulação de políticas publicas que serão implementadas para mudar a vida das pessoas”, assegurou Salgado.

Homenagens – A solenidade foi palco para homenagens à aluna Rebeca Aranha Barbosa Sousa, primeira colocada da turma, com 779,82 pontos; ao professor Rickley Leandro Marques, diretor do Campus de Pinheiro, representando a Comissão Geral de Avaliação, e ao secretário Municipal de Saúde, Fábio Silva Nascimento, representando da Comissão Local.
Compromisso - Parabenizando o município de Pinheiro, o deputado Max Barros falou sobre as transformações que o curso pode ajudar a desencadear, ressaltando o esforço do prefeito Filuca e do deputado Victor Mendes nessa conquista. Segundo ele, trata-se de uma demonstração do “amor” de ambos por Pinheiro e ‘de compromisso com os pinheirenses’.
Saudando alunos do Colégio Pinheirense presentes à solenidade, Victor Mendes dirigiu-se aos acadêmicos de Medicina destacando o pioneirismo e a conquista de seus sonhos. “São vencedores, que terão um papel importante na melhoria da nossa cidade e servirão de exemplo para que os jovens da Baixada lutem pelos seus sonhos e possam integrar as próximas turmas do curso em maior número”, disse.
Victor Mendes destacou, ainda, o apoio do senador José Sarney e do reitor Natalino Salgado, que ‘abraçaram a ideia’ e foram fundamentais para o “sonho fosse concretizado”, enfatizando o horizonte de ‘inclusão social aberto para a juventude da Baixada, por meio do conhecimento’.
“O significado dessa obra só devemos perceber com o passar do tempo. Trata-se da abertura de novos caminhos para a nossa juventude e da possibilidade de acesso ao conhecimento, a uma educação qualificada, pois o projeto pedagógico que a UFMA traz para Pinheiro é uma referência dos novos cursos de Medicina que estão sendo criados”.
Victor Mendes destacou também a abertura de novos cursos no futuro, dentre os quais Enfermagem e Fisioterapia, o que contribui para tornar Pinheiro um polo educacional na Baixada. Segundo ele, as consequências desse investimento ‘serão importantes para o desenvolvimento de Pinheiro e da região’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário