segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aeroporto de Barreirinhas é homologado pela Anac

O Ministério do Turismo (MTur) informou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou, por meio de portaria que será divulgada no Diário Oficial da União segunda-feira (27), as duas pistas – cada uma com 1,2 mil metros de extensão – do aeroporto de Barreirinhas (a 250 quilômetros da capital maranhense). Com a medida, a cidade, considerada um dos 10 destinos mais importantes do mundo (com base em levantamento feito pelo MTur) terá um aeroporto próprio que poderá receber, a partir da próxima semana, aviões com capacidade para até 100 lugares, em alguns meses, modelos de maior porte. A expectativa do MTur é de que a cidade passe a receber até 100 mil visitantes por mês.
De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a homologação somente foi possível porque foram apresentadas aos técnicos da Anac, em vistoria feita no dia 17 de setembro do ano passado, condições favoráveis à medida.
“Na ocasião, foi apresentada aos técnicos da Anac uma estação provisória de passageiros, feita por intermédio da Prefeitura de Barreirinhas, com o auxílio da Secretaria de Estado de Infraestrutura [Sinfra]. Esse era um dos pré-requisitos necessários e exigidos para que a homologação fosse efetivada. Além disso, as pistas dispunham na ocasião das condições de segurança necessárias para o recebimento dos voos. Devido ao aspecto positivo do produto mostrado, a oficialização do aeroporto de Barreirinhas foi inevitável”, disse Vieira.
Ainda segundo o ministro, com a nova rota, será possível promover voos para cidades contempladas na Região Nordeste como sedes da Copa do Mundo deste ano.
Gastão Vieira anunciou que, até o fim deste mês, haverá uma reunião com representantes do MTur, da administração municipal de Barreirinhas e de empresários do setor de agências de viagem.
“Temos como foco interligar os turistas que vão acompanhar a Copa, especialmente nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador, para que os mesmos, antes de irem para essas capitais, passem por Barreirinhas. Ou seja, o Maranhão poderá ingressar de uma forma ainda mais forte no roteiro dos visitantes deste grande evento mundial, previsto para 2014”, disse.
O ministro também informou que a obra da estação definitiva de passageiros, iniciada pela Sinfra há alguns meses e com custo estimado em R$ 3,2 milhões, está 60% concluída.
“A expectativa é de que a estação receba com conforto os visitantes da cidade. Não basta que o local seja belo, tenha atrações, belezas naturais. É necessário também que o visitante se sinta confortável. E com esse terminal e com as ótimas condições técnicas da pista, o Maranhão terá uma cidade com grande expectativa de novos investimentos a médio e longo prazo”, afirmou.
Gastão Vieira também ressaltou que a homologação das pistas do aeroporto de Barreirinhas recompensa um esforço feito, em conjunto com o Governo do Estado.
“Desde 1997, eu e a governadora Roseana Sarney tivemos a visão e entendíamos, na ocasião, que Barreirinhas era uma cidade promissora no aspecto do turismo. Em 2014, tivemos essa confirmação, com a certeza de termos um aeroporto num local que já fazia por merecer isso. Fiquei muito feliz quando hoje [ontem] recebi a informação diretamente do presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, da homologação. Recompensou todo o esforço feito à frente da pasta, cargo que ocupo desde novembro de 2011”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário