segunda-feira, 11 de novembro de 2013

UFMA abre 12 novos cursos em sete municípios e Pinheiro ganha dois



A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou nesta quinta-feira (7) a criação de 12 cursos de graduação, que serão distribuídos em sete municípios maranhenses. A intenção da universidade é desenvolver alguns setores em regiões onde há falta de profissionais qualificados.

“Nós já tínhamos trabalhado nessa perspectiva pra identificar a potencialidade da região e também da formação de cada profissional”, disse o reitor da Ufma, Natalino Salgado.

A graduação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) funcionará no prédio de Ciências Humanas do Campus de São Luís. Já em São Bernardo, cidade perto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a UFMA abrirá o curso de Turismo. E em Chapadinha, onde há grandes plantações de soja e outros grãos, serão abertas vagas para Engenharia Agrícola.

Ao todo os sete campi irão receber 500 novas vagas para 12 cursos. Em Bacabal serão oferecidos os cursos de Nutrição, Enfermagem e Educação no Campo. Em Grajaú, serão Matemática e Geologia. Em Pinheiro terá Engenharia de Pesca e Enfermagem. No Campus de Codó, os cursos serão Engenharia Química e Computação.

De acordo com a UFMA, o Ministério da Educação já autorizou a contratação de técnicos e professores, por meio de concurso público.

As novas vagas criadas pela UFMA serão abertas somente para o segundo semestre de 2014. Como o anúncio dos novos cursos foi feito depois da realização do Exame Nacional do Ensino Médio, quem quiser ingressar em uma das carreiras, poderá usar os pontos do Enem deste ano para conseguir uma vaga. Pra isso, o candidato deverá usar a plataforma do Sisu.

“Nossa seleção dos nossos alunos acontece pelo Enem usando a plataforma do Sisu em que a universidade publica editais e vai chamando de acordo com a característica de cada curso”, explicou Natalino.

Ele explicou ainda que além das novas vagas, a universidade aguarda um posicionamento do MEC para a abertura do curso de Medicina em Bacabal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário