segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sebrae participa do Dia de Campo na terra do abacaxi - Turiaçu

A segunda edição do Dia de Campo “Abacaxi Turiaçu”, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), nos dias 25 e 26 de outubro, aconteceu no povoado Serra dos Paz, em Turiaçu, contando com o apoio do Sebrae.
As atividades foram acompanhadas pelo representante do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho; a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges; o gerente técnico do SENAR, Carlos Alberto; o professor pesquisador, Dr.José Ribamar Gusmão; o representante da Associação dos Produtores da Serra dos Paz, Osvaldo Feitosa; além de produtores, pesquisadores, estudantes e comunitários de Turiaçu.
Através do evento, a UEMA buscou divulgar a cultura do Abacaxi Turiaçu, suas características, ambiente de cultivo, qualidade do produto, novas tecnologias geradas em parceria com produtores e o desenvolvimento do seu sistema de produção.
Dentre as atividades, foi oferecida a palestra “Avanços e Perspectivas da Cultura de Abacaxi Turiaçu”, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, além de visita de campo à uma propriedade produtora, onde os visitantes conheceram as seis estações tecnológicas trabalhadas na área: época de plantio, sistemas em aléias para abacaxi, utilização de boro via foliar, indução floral, seleções de abacaxi, espaçamentos e tacuruba, encerrando a visita com depoimentos de produtores, que falaram sobre suas experiências no plantio do abacaxi.
Exemplo é o caso do produtor José Paz, que relatou sobre o início da atividade em sua propriedade. ”Tudo começou com a capacitação e treinamento dos produtores em 2006, realizado pelo Sebrae, que nos conscientizou que precisávamos aprender”, ressaltou. Segundo ele, antes do acompanhamento e orientações técnicas da UEMA e Sebrae, a região produzia 6 mil frutos por hectare e hoje já colhe até 19 mil frutos por hectare.
O estudante de mestrado em Agroecologia e instrutor do Dia de Campo Abacaxi Turiaçu, Rosalino Aguiar, que acompanha os produtores através de projeto de pesquisa e extensão da UEMA desde 2006, informou que o município possui mais de 200 produtores da fruta e é hoje o segundo maior produtor do estado, com previsão de colher, somente este ano, cerca de 3,8 milhões de frutos.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário