segunda-feira, 4 de novembro de 2013

EMAP INVESTE NA REVITALIZAÇÃO DOS TERMINAIS DE PASSAGEIROS

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), responsável pela administração dos Terminais, anunciou reforma tanto para a Ponta da Espera, na capital maranhense, quanto para o Cujupe, em Alcântara. Os investimentos na obra somam cerca de R$ 17,5 milhões e terão como principal objetivo proporcionar acessibilidade, segurança e comodidade aos usuários dos terminais que somam, anualmente, cerca de 1 milhão e 700 mil pessoas.
Em São Luís os trabalhos já começaram. Em Cujupe, um dos principais destinos para a Baixada Maranhense e estados vizinhos ao Maranhão, a obra está prevista para começar em novembro. Ambos os projetos têm data prevista de entrega para março de 2014.
Terminal de Passageiros e Mercado Abrigado
Será edificada uma nova cobertura com a instalação da praça de alimentação, construção de novos banheiros adequados a portadores de necessidades especiais e melhorias na área de vivência. Haverá integração entre o Terminal, o Mercado Abrigado, local onde serão instalados os vendedores que hoje encontram-se em tendas temporárias, e a área de embarque/ desembarque dos passageiros.
Infraestrutura e saneamento
Na área do terminal será implantado um sistema de captação de água, com a escavação de poços, e reservatório com a construção de cisternas. Um sistema de tratamento de esgoto está incluído na reforma.
Duplicação das Passarelas
Segurança
Será construída Portaria Vistoriada e o Pátio de Retenção de Veículos. Ambos são ferramentas de segurança para controle de acesso de veículos e pessoas no terminal. Uma nova estrutura para o posto da Polícia Militar, o administrativo da EMAP e as operadoras dos terminais será construída em espaço maior. Outra ação voltada para a segurança é o aumento do muro de proteção à barreira (talude), nas proximidades do Terminal. O objetivo é aumentar a estrutura para proteção da área das pessoas e da área do pátio. Toda área, a exemplo do que acontece no Porto do Itaqui será monitorada pelo Circuito de Segurança da EMAP.
Para entender a Obra do Terminal do Cujupe
Melhorias:
· Construção de novo Telhado;
· Construção de Mercado Abrigado e de Terminal de Passageiros.
· Integração entre o terminal, Mercado e área de embarque;
· Novo sistema de abastecimento e reservatório de água;
· Duplicação das Passarelas;
· Implantação da Portaria Vistoriada;
· Construção das sedes administrativas da EMAP, posto da Polícia Militar e Operadoras de ferryboat;
· Ampliação e adaptação dos banheiros aos portadores de necessidades especiais;
· Construção do Pátio de retenção de Veículos.
Cuidados na hora do embarque
O passageiro deve ficar atento aos cuidados que deve tomar para garantir uma viagem segura e tranquila, principalmente, durante o período da reforma. Você pode ajudar da seguinte maneira:
1. Informar-se sobre os horários das viagens pelo site da EMAP - www.emap.ma.gov.br
2. Comprar os bilhetes com antecedência.
3. Ao optar pelos serviços dos ônibus é importante chegar nesses terminais, com no mínimo uma hora de antecedência. A dica vale também para os que viajam com veículos, chegar cedo ajuda na organização do embarque e evita atrasos.
4. Estando no terminal, sigam as orientações de fluxo e posicionamento pelo período das reformas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário