sábado, 23 de novembro de 2013

Autoridades elogiam o crescimento da Expocapril

Diversas autoridades passaram pela VI Expocapril, que aconteceu entre os dias 15 e 17 em Bequimão. O evento, realizado pela Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do município, foi bastante elogiado pela proporção e importância que está alcançando no Maranhão. Foi destacada, principalmente, a parceria entre a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio do prefeito Zé Martins, e os organizadores da exposição. As autoridades foram convidadas para um almoço na fazenda do ex-prefeito Juca Martins, onde comentaram suas impressões sobre a Expocapril 2013. Confira!
Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo
A Expocapril já está no calendário de feiras e eventos do Maranhão. Eu quero parabenizar o esforço de um grupo de criadores aqui de Bequimão, que se uniu. É muito importante essa união. Eles resolveram fazer essa exposição, que já é destaque em todo o Maranhão. É uma das exposições mais importantes de ovinos e caprinos. Hoje, você vai a imperatriz, numa reunião com os criadores, e o pessoal fala na Expocapril de Bequimão. Divulga o nome de Bequimão. Além de divulgar, ela fomenta a criação de bode e de carneiro aqui em Bequimão e na Baixada. Eu fico muito feliz, porque mostra que a nossa querida região da Baixada tem uma vocação enorme, tanto para criar peixe, para criar gado, pra criar camarão e agora para a criação de ovinos e caprinos. É impressionante o que eram os animais. Nós tínhamos aqui um carneirinho, um bodinho com dois anos que pesava 8kg de carne. Hoje, nós temos animais com dois anos pesando 30kg. Então, essa exposição fomenta a produção. Ela incentiva, anima os criadores a investir e criar mais animais. Parabenizei o prefeito Zé Martins e também o Bicó, em nome da governadora, por estarem trazendo para Bequimão um evento como esse, divulgando o nome de Bequimão. Onde tem parceria entre os produtores, as prefeituras e o Governo do Estado, a tendência é sucesso; é você ter uma vitória.
Prefeito de Bequimão, Zé Martins
Para as pessoas que estão acompanhando desde a primeira, vão saber diferenciar que esse ano a Expocapril teve uma estrutura maior. Foi um compromisso que firmei com a associação, para que, neste ano, o poder público e todos aqueles que pudessem ajudar colaborassem. Estamos cumprindo com o que falamos, ao estabelecer a parceria com a associação. Nosso interesse é que o setor produtivo cresça, cada vez mais, em Bequimão, abrindo oportunidades de trabalho e renda. O município tem todo o potencial para se destacar na criação de ovinos e caprinos e em outras atividades agropecuárias. Por isso mesmo, estamos atentos e vamos apoiar todas as iniciativas que visem ao bem do nosso povo.
Deputado Estadual Jota Pinto
Cada vez que venho aqui, fico mais feliz pelo avanço, pela organização. Eu acredito que passa a ser uma referência para outros municípios da Baixada Maranhense. Hoje, aproveitamos para anunciar uma emenda de minha autoria para que possamos, no próximo ano, ter um parque todo organizado. Aproveitamos pela motivação do prefeito Zé Martins e dos organizadores para que no próximo ano os grandes produtores de todas as regiões possam expor aqui seus animais. Temos todas as condições de produzir bons animais de qualidade e poder produzir leite, queijo e ter carne, e o cidadão possa ter seu negócio.
Superintendente da 8ª Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), João Martins
Podemos perceber que houve uma evolução significativa no que diz respeito à infraestrutura disponível para a exposição dos animais, para participação dos criadores, do próprio sistema de capacitação dos produtores e dos visitantes. A presença da CODEVASF, assim como da SAGRIMA, através do Dr. Cláudio Azevedo, do SENAR, que é o órgão mais importante de capacitação do Estado, o SEBRAE presente, a SEDES, o deputado Jota Pinto, deputado que defende a Baixada Maranhense. A Expocapril só tem a ganhar. Vem evoluindo, principalmente no envolvimento de várias instituições, e acho que a tendência é aumentar a participação, em termos quantitativos quanto qualitativos. Tem a ganhar os expositores de ovinos e caprinos, mas de várias outras atividades produtivas, como a piscicultura, a horticultura, o extrativismo, os pescadores artesanais. Todas as atividades ligadas à agricultura familiar só têm a ganhar com um evento desse porte. Isso demonstra que se a Prefeitura está apostando e acreditando. Casa o interesse público municipal com o interesse privado e a iniciativa dos produtores rurais. As instituições estão fazendo seu papel ao incentivar uma iniciativa como essa.
Secretário Adjunto de Renda e Cidadania da SEDES (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Expedito Moraes
É a primeira vez que venho à Expocapril. Estou surpreso com o que eu vi. É uma experiência que deve ser implantada nos municípios da Baixada. Normalmente, quando vamos numa exposição desse tipo, encontramos produtores de outros estados, de outras regiões. Aqui o que vi foi da própria região, já com a experiência da região e a presença também dos grandes centros técnico-científicos da área, como EMBRAPA, SEBRAE. Acho que deve ser incentivado e reconhecido o esforço da Associação de Criadores e da própria gestão municipal, do prefeito Zé Martins. A tendência é crescer muito mais. Nós, gestores do Estado, estamos à disposição para que no próximo ano possamos fazer um evento bem maior do que esse. Acho que Bequimão está de parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário