terça-feira, 1 de outubro de 2013

Parceria entre SEMA e CEUMA vai possibilitar pesquisas na lagoa da Jansen.

A parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) e o CEUMA foi firmada na tarde da última quarta-feira, 25 de setembro, na sala dos Conselhos, no Campus Renascença. Participaram da reunião o reitor do Ceuma, Prof. Me. Marcos Barros, o pró-reitor acadêmico, Prof. Me. Jorge Leite, o coordenador do curso de CST em Petróleo e Gás da Universidade Ceuma, Prof. Sérgio Fernando, o Secretário de estado de meio Ambiente e recursos Naturais do Maranhão (Sema), Victor Mendes, a coordenadora de Engenharia Ambiental, Profª. Vera Lúcia e a coordenadora de Gestão Ambiental EAD, Profª. Itapotiara Vilas Boas.

O objetivo da parceria é possibilitar que alunos e professores dessa instituição de ensino superior desenvolvam projetos de extensão e de pesquisa na área da Lagoa da Jansen em conjunto com técnicos da Sema.

Uma iniciativa que também poderá proporcionar a resolução de diversas demandas na área da Lagoa. Para isso serão desenvolvidas atividades de revitalização da área para que ela possa transformar-se em um importante centro de lazer e de pesquisas também.

“Na realidade a Universidade Ceuma está reforçando a parceria já existente com a SEMA para que os nossos alunos possam desenvolver projetos de extensão e de pesquisa na área da Lagoa. Tanto na área física através dos alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental que analisam a questão da poluição da Lagoa, quanto a parte de ações de extensão voltada para as pessoas que residem e passam pela Lagoa. Entram os cursos da área da Saúde: Nutrição, Fisioterapia, Educação Física etc. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores também participarão do projeto com ações de urbanização e intervenção visual”, ressaltou o reitor Marcos Barros.

Para o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), Victor Mendes, a ideia de lançar uma parceria do SEMA com a Universidade Ceuma surgiu em função de ações exitosas promovidas anteriormente. “A Instituição sempre foi parceira da Secretaria de Meio Ambiente. Sempre atendeu ao que era solicitado. E o incentivo que está sendo fortalecido pode formar algo mais sólido em razão da experiência do passado que nos está motivando a correr atrás de parcerias no futuro, tendo em vista o grande potencial da Universidade, dos alunos, dos cursos oferecidos que conseguem atender hoje a todas transversalidades exigidas pela SEMA. Se precisamos de alunos da área de Educação Física, de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Direito, Administração, Ciências Contábeis e de qualquer outra que se interessar com a SEMA a Universidade nos disponibiliza”, declarou.


Segundo o assessor da pró-reitoria na área tecnológica, Prof Sérgio Fernando, responsável pela parceria, destacou que o acordo é a celebração de um termo de cooperação mútua para o desenvolvimento de ações conjuntas na área de serviços urbanos e meio ambiente. “Nossos alunos e professores são competentes para analisarem o local e ver qual a melhor solução. Queremos promover uma ampla melhoria em toda a área que envolve a Lagoa, beneficiando diretamente a Universidade, que tem a oportunidade de se aproximar da comunidade, como também a cidade, por ser uma ação que vai valorizar o crescimento de desenvolvimento do local, que possui grandes carências”, disse.

Um comentário:

  1. Parabéns!!!Excelentes parcerias geram grandes resultados. Desse modo, fico feliz pela iniciativa do Secretário de Meio Ambiente. Certamente tal iniciativa trará melhoria na qualidade de vida da população! Excelente reportagem. Bem escrita caro jornalista. Continue! marileide Costa.

    ResponderExcluir