quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Governo e Codevasf discutem com parlamentares a estiagem no Maranhão

As ações voltadas para amenizar os efeitos da estiagem que está atingindo o Estado do Maranhão, nos últimos anos, foram apresentadas, nesta terça-feira (1º) pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, a deputados estaduais, durante reunião que aconteceu na Sala de Reuniões da presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão.
De acordo com a Defesa Civil Nacional, 74 municípios maranhenses decretaram Situação de Emergência, por consequência da estiagem. As regiões mais atingidas são o centro, o leste e o norte maranhense.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo e, além de parlamentares, também teve a participação do secretário chefe da Casa Civil, João Guilherme Abreu; do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), João Batista Martins; do subcomandante do Corpo de Bombeiros, Coronel José Henrique Pessoa; e o secretário-adjunto de renda e cidadania da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Expedito Nunes Moraes, que, também, apresentaram as ações dos seus respectivos órgãos.
Cláudio Azevedo informou que para ter acesso às políticas públicas dos governos estadual e federal, é necessário que os prefeitos decretem estado de emergência. “Nós realizamos, no início de agosto, o Encontro de Preparação para Situação de Emergência nos Municípios, onde ministramos palestras juntamente com a Defesa Civil do Maranhão e outros parceiros, para orientar os prefeitos sobre os procedimentos necessários para que possam obter o reconhecimento de seus municípios como situação de emergência”, explicou ele.

Dentre as ações realizadas, em parceria com o governo federal, por meio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo citou a distribuição de 71 máquinas motoniveladoras, o programa Água para Todos e o programa de venda de milho para ração a um preço menor do que o praticado no mercado, destinado aos pequenos criadores de bovinos de corte e de leite, avicultores, suinocultores, caprinocultores e ovinocultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário