quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Pacientes de Bequimão participam de segunda etapa do mutirão da catarata. Jornal O Estado repercute a ação

O segundo grupo de idosos selecionados para fazer cirurgia no “Mutirão da Catarata e do Glaucoma” esteve ontem (17) no Cento de Olhos São Luís, em atendimento reservado apenas para pacientes de Bequimão. O prefeito Zé Martins e o secretário municipal de Saúde, Bastico Moraes, acompanharam o grupo.
Nesta etapa do mutirão, participaram 35 idosos vindos de várias comunidades bequimãoenses. O morador do povoado Quindíua, Antônio Pinheiro Vale, de 66 anos, perdeu um lado da visão quando um cipó o atingiu, aos 35 anos, enquanto trabalhava na roça. Agora, ele luta para preservar o outro lado. “Surgiu essa campanha do mutirão e eu vim ver o que o médico tem a me dizer. Tá sendo muito boa essa oportunidade”, disse.
Em conversa com a coordenadora do Mutirão da Catarata e Glaucoma, Ana Lourdes de Silva Lima, o secretário de Saúde, Bastico Moraes, apresentou a demanda que está surgindo no município, depois que outros idosos viram o sucesso das cirurgias. A proposta é que aconteça mais uma etapa de triagem em Bequimão. “A saúde dos olhos é fundamental para o bem estar das pessoas, por isso vamos continuar buscando parcerias para beneficiar o nosso povo com esse atendimento”, afirmou o secretário.
A intenção do prefeito Zé Martins é que as próximas cirurgias já sejam realizadas no Centro Cirúrgico da Unidade Mista de Bequimão, previsto para ser reaberto no mês de outubro, depois de quatro anos interditado.
“Continuo a reafirmar que a saúde é nossa prioridade, como foi prometido em campanha. Mas não dá para fazer tudo de uma só vez, por causa do estado em que encontramos o sistema de saúde do nosso município. Aos poucos, estamos avançando na reestruturação das equipes de profissionais e dando as condições para que possam trabalhar”, ressaltou Zé Martins.





Nenhum comentário:

Postar um comentário