quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TRE marca nova eleição em Boa Vista do Gurupi divisa do Maranhão com o Pará

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão definiu que a eleição suplementar para o cargo de prefeito de Boa Vista do Gurupi ocorrerá no dia 6 de outubro. A decisão foi tomada hoje (19), em sessão administrativa da Core.
A cidade está sem prefeito desde o dia 1º de janeiro porque o ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou seguimento, em decisão monocrática proferida em dezembro do ano passado, a recurso especial protocolado por Valmy de Oliveira (PMDB), e manteve o resultado da última eleição, com 1.751 votos (94,70% dos válidos) para Antonio Batista (PSDB),
Com isso, seguiram anulados os 2.174 votos (53,55% do total) dados a Valmy de Oliveira. E o candidato tucano, por ter obtido menos de 50% dos votos, não pode ser declarado prefeito eleito.
Eleição
Estão aptos a participar desta eleição todos os partidos que tenham registrado seu estatuto um ano antes do pleito e que permaneçam registrados no Tribunal Superior Eleitoral, e tenham, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, devidamente anotado no Tribunal Regional Eleitoral maranhense.
Podem concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito aqueles que estejam filiados a partido político e tenham domicílio eleitoral até um ano antes da data marcada para as eleições.
O prazo para a entrega no juízo eleitoral do requerimento de registro de candidatos a prefeito e vice encerra às 19h, do dia 4 de setembro. No mesmo dia em que receber os pedidos, o chefe do cartório afixará o edital, no local de costume, para ciência dos interessados, passando a correr o prazo de cinco dias para impugnações.
A propaganda eleitoral será permitida a partir de 5 de setembro de 2013. Ficam mantidas as mesas receptoras e a junta eleitoral constituídas para as eleições de 7 (sete) de outubro de 2012, facultado ao juiz eleitoral proceder às substituições que se fizerem necessárias, nos termos da legislação eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário