sábado, 24 de agosto de 2013

Sagrima e Codevasf entregam 300 kits de irrigação a agricultores familiares

Em solenidade realizada, no estacionamento do Centro Administrativo do Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), distribuíram 300 kits de irrigação a 15 municípios maranhenses. Os kits, destinados a agricultores familiares, fazem parte da segunda etapa do Programa Água para Todos, integrante do Plano Brasil sem Miséria, voltado para o incentivo à produção agrícola de famílias que vivem na zona rural.
O evento contou com a presença do secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, o superintendente regional da Codevasf, João Batista Martins, os deputados estaduais Roberto Costa e Stênio Rezende, além de vários agricultores familiares, secretários de agricultura dos municípios beneficiados e prefeitos, que assinaram o Termo de Compromisso e Responsabilidade dos kits distribuídos.
O secretário Cláudio Azevedo informou que cada município ganhará 20 kits que irão possibilitar que os agricultores aumentem a sua área de plantio e a produção não só para consumo próprio, mas também para vender a produção, por exemplo, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Esse trabalho em conjunto com a Codevasf, que se instalou no Maranhão no ano passado e que já tem previstos R$ 520 milhões para investimento no estado, é muito importante para o fortalecimento do setor produtivo maranhense”, ressaltou Cláudio Azevedo.
Cada kit de irrigação, que utiliza o sistema de gotejamento, pode ser instalado numa área de até 500 m2, atendendo diretamente ao produtor em sua residência e utilizando pouca água, principalmente para o cultivo de frutas e hortaliças, dispensando, em alguns casos, a necessidade de bombeamento.
Em seu pronunciamento, o superintendente regional da Codevasf, João Martins, explicou que os kits de irrigação fazem parte da segunda etapa do Programa Água para Todos e que nesse sentido, a água utilizada pelas famílias é destinada para produção agrícola. “A Codevasf e o Ministério da Integração Nacional são parceiros do governo do Maranhão e a entrega desses kits é a materialização de um trabalho importante que está sendo realizado no estado”, enfatizou.
Os agricultores que participaram da entrega dos equipamentos ficaram atentos ao depoimento do produtor de Lago da Pedra, José Ribamar Machado da Silva, que falou da transformação na sua área de plantio e da experiência com o uso do sistema de irrigação na produção de hortaliças, banana, abóbora e milho. “Antes eu tinha cinco canteiros e depois que instalei a irrigação eu aumentei para 30 canteiros, além de diversificar minha produção com o cultivo de outras culturas”, declarou ele. “Hoje trabalha eu, minha esposa, meu genro e ainda pago mais duas pessoas para me ajudar”, contou.
Francisca Helena dos Santos Oliveira, uma das contempladas com os 300 kit´s de irrigação por gotejamento, já faz planos para aumentar a renda e disse que atualmente planta algumas culturas só para consumo próprio e outras para abastecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Eu molho minha horta de 10 metros quadrados com balde e agora com esse kit eu vou aumentar meu plantio e plantar não só pro meu consumo, mas também para continuar vendendo pro programa e ganhar um dinheiro a mais”, disse Francisca Oliveira.
Além dos 300 kits de irrigação distribuídos nesta quinta-feira, a parceria entre a Codevasf e a Sagrima está possibilitando ainda a aquisição de mais 337 kits de irrigação para pequenos e médios produtores, para áreas de dois hectares.

Contemplados
Os municípios contemplados nesta etapa são: Cantanhede, Colinas, Matões do Norte e Vargem Grande (Bacia do Rio Itapecuru); Lago da Pedra, Marajá do Sena, Santa Inês, São Raimundo Doca Bezerra, Vitória do Mearim e Vitorino Freire (Bacia do Rio Mearim), e; Água Doce, Anapurus, Brejo, Milagres e São Bernardo (Bacia do Parnaíba).

Água para Todos
Viabilizado por meio da parceria entre o governo estadual, por meio da Sagrima e a Superintendência Regional da Codevasf, o Programa Água para Todos no Maranhão foi iniciado no ano passado e até a primeira quinzena de agosto deste ano já foram instaladas 3.978 cisternas, o que representa mais de 90% da meta inicialmente prevista para o estado.
As cisternas, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água, tem como objetivo disponibilizar água para consumo às famílias que moram na zona rural maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário