segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Roseana estará amanhã em São Vicente, São João Batista, nesta terça (27), e a São Bento e Peri-Mirim, na quarta-feira (28).

Roseana estará amanhã em São Vicente, São João Batista, nesta terça (27), e a São Bento e Peri-Mirim, na quarta-feira (28). Nos dois dias, ela participa da inauguração de obras, entrega Declarações de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e confere as ações que serão desenvolvidas durante o Itinerante.
“Fico feliz em retornar a esses quatro importantes municípios, levando ações que intensificam os serviços já oferecidos nas áreas de saúde, agricultura familiar, educação, cidadania e outras. A população reconhece as ações do Itinerante, uma prova disso é que os gestores nos solicitam a realização em suas cidades”, declarou a governadora.
Entre os destaques da agenda, ela participa da entrega do Centro de Saúde Ana Campos Mendes, em São Vicente Ferrer, cidade que, na mesma data, comemora aniversário de 157 anos. Em São Bento, está programada uma visita à Casa de Cultura José Adriano Costa, que foi morada da família da governadora Roseana no passado e, após doação ao Município, virou espaço de visitação aberto ao público.
Durante o Governo Itinerante, nas cidades visitadas, haverá entrega de DAPs do Pronaf, beneficiando centenas de agricultores familiares, que passam a ter acesso ao crédito para melhorar a produção. A unidade móvel do Viva Cidadão vai disponibilizar a emissão de documentos diversos, a exemplo de Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor Carteira de Trabalho.
Ações
Na área da saúde, haverá ações de Vigilância Epidemiológica, destacando atualização do calendário de vacinação de crianças e adultos. Também será disponibilizada pela Secretaria de Estado e Saúde (SES) assistência em clínica médica e pediátrica, preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica) e atendimento de laboratório de análise clínica, incluindo glicemia, colesterol total e PSA.
No campo da Segurança, o Corpo de Bombeiros promoverá palestras sobre atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros; combate a incêndio, vazamento de GLP (gás de cozinha) e acidentes domésticos; vistorias técnico-educativas em edificações diversificadas. Os militares também repassarão informações básicas na área operacional para que os participantes possam atuar minimamente em ocorrências com vítimas.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferecerá capacitarão de agentes de bibliotecas e gestores das escolas das redes estadual e municipais de ensino das cidades visitadas. Serão ministrados dois cursos de 12 horas em cada cidade, visando à melhoria da qualidade de ensino.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) realizará curso de multiplicadores ambientais, com o intuito de fortalecer e ampliar a cidadania e de conscientizar os moradores. Também vai promover ação para sensibilização, com palestras educativas para a comunidade, e mutirão de limpeza de ambientes naturais (rios, parques, praças, áreas verdes, lagos ou lagoas).
Com esta 13ª etapa do Itinerante, chegará a 53 o número de municípios visitados, sendo 10 na Baixada Maranhense. Antes, na região, a ação foi instalada em Matinha, Olinda Nova, Presidente Sarney e Pedro do Rosário. Semana passada, esteve em Mirinzal e Cedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário