quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Governadora Roseana Sarney leva ações do Governo itinerante a Mirinzal

As ações do Governo Itinerante foram levadas para mais dois municípios da Baixada Maranhense, nesta quarta-feira (21). A primeira atividade da governadora Roseana Sarney na região foi em Mirinzal, onde acompanhada do prefeito Amaury Santos Almeida e de secretários de Estado, entregou 600 Declarações de Aptidão (DAPs) do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), beneficiando agricultores familiares.
Além da entrega de DAPs, o Itinerante levou à população de Mirinzal uma série de serviços, como mutirão de atendimento no Centro de Saúde Maria José S. Gonçalves, emissão de documentos na Unidade Móvel do Viva Cidadão, palestras, oficinas e curso de capacitação na unidade móvel do projeto de Inclusão Digital da Escola de Governo do Maranhão (Egma).
A governadora Roseana lembrou que a Baixada Maranhense é uma região importante para o estado. “Estamos muito felizes em voltar a Mirinzal e, juntamente com o prefeito Amaury, estamos definindo prioridades para o município. “Trouxemos a Caravana do Itinerante com os serviços do Viva Cidadão, atendimento em saúde com mutirão de catarata, doação de kits de leitura para a Biblioteca Duque de Caxias, além de termos entregue 600 DAP’s, beneficiando agricultor familiares, ações importantes que contribuem para o desenvolvimento do município”.
Na ocasião, Roseana Sarney entregou ao prefeito Amaury Almeida a Enciclopédia dos Municípios Maranhenses – Microrregião Geográfica do Litoral Ocidental, uma publicação do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) que apresenta o perfil dos municípios.
O prefeito Amaury Almeida elogiou os serviços oferecidos no município e lembrou que a presença do governo é importante para o desenvolvimento da região. “Mirinzal tem uma localização privilegiada no mapa geográfico do Maranhão e a vinda da comitiva e das ações das secretarias é fundamental para que o desenvolvimento aconteça. A gente espera que a parceria continue a trazer benefícios aos moradores daqui”.
Acompanharam a governadora os deputados estaduais Roberto Costa, Graça Paz e Hemetério Weba, prefeitos e ex-prefeitos da região. Também presentes os secretários de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva; de Programas Especiais, Clodomir Paz; de Assuntos Políticos e de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco; de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; além de adjuntos.

Agricultura
O lavrador Valgton Neres Furtado do povoado Porto Nascimento, foi um dos beneficiados com a entrega das 600 DAPs do Pronaf, ação coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) e que possibilita aos agricultores acesso ao crédito rural. “Agora vou poder conseguir recursos para desenvolver minha pequena produção, gerando mais renda e também melhorando a vida da minha família”, comemorou.
A Sedes também atualizou os agricultores com a palestra “Programa Água para Todos: Ações, Comitê Gestor Municipal e Comissões Comunitárias”; orientou sobre Inclusão Socioprodutiva, Sistema de Abastecimento de Água, Melhoria de Caminho de Acesso, Agroindústria, Kit de Irrigação; além de promover a capacitação para Inclusão do Programa Garantia Safra.
A secretaria de Estado de Saúde (SES) também se fez presente com atendimento no Centro de Saúde Maria José S. Gonçalves. Entre os serviços, ações de Vigilância Epidemiológica, com destaque para a vacinação e atualização do calendário de vacinação de crianças, adultos e idosos. Ainda na unidade foram realizados atendimentos em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica) e atendimento de laboratório de análise clínica, incluindo exames de glicemia, colesterol total e PSA.
A coordenadora das ações do Programa Saúde é Vida informou que, em média, são realizados mais de 200 atendimentos por dia durante o Itinerante. “A população tem ficado muito satisfeita com os atendimentos, que são destinados tanto a homens como às mulheres, crianças e adultos”.
O lavrador Raimundo Arnaldo Silva foi até a unidade fazer o exame de próstata e elogiou o atendimento. “É muito importante esse serviço vir para cá, assim fica mais fácil cuidarmos da nossa saúde. Espero que esse mutirão venha mais vezes para Mirinzal”, contou.

Mais ações
A unidade móvel do Viva Cidadão ofereceu os serviços de emissão de documentos, como RG, CPF e Carteira de Trabalho, título de eleitor e o registro civil de nascimento. Para a professora Luzinete da Luz Vieira, o serviço sendo oferecido de forma gratuita favorece os cidadãos. “Essa é uma ótima oportunidade para a população, pois traz benefícios para quem ainda não tem documento ou precisa da troca de identidade. Além disso, cada projeto que vem para Mirinzal traz benefícios para todos nós”.
Segundo o chefe de execução das unidades móveis do Viva Cidadão, Marcos Aurélio Santos, a expectativa é de que até a sexta-feira (3), sejam realizados mais de mil atendimentos no município, totalizando uma média de 200 atendimentos por dia.
A Secretaria de Gestão e Previdência (Segep), por meio do Projeto de Inclusão Digital da Escola de Governo do Maranhão ministrou curso de informática básica aos cidadãos de Mirinzal. Já a Secretaria de Estado de Cultura (Secma) deu início, por meio de questionário, ao mapeamento das atividades artístico-culturais existentes no município, propiciando um pequeno sistema de indicadores culturais. Também ofereceu assessoramento quanto à gestão, organização e dinamização das bibliotecas públicas municipais e articulação para criação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura.
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoveu Curso de Multiplicadores Ambientais e ações de sensibilização ambiental, voltadas à comunidade, além de mutirão de limpeza de ambientes naturais (rios, parques, praças, áreas verdes, lagos ou lagoas). Já a secretaria de Assuntos Estratégicos, responsável pelo Programa Maranhão sem Drogas, apresentou palestra de prevenção ao uso de drogas e o modelo do termo de adesão do município ao programa.
Depois da visita a Mirinzal, a governadora Roseana Sarney e comitiva de secretários e deputados seguiram para o município de Cedral, onde também foram levadas as ações do Governo Itinerante.









Nenhum comentário:

Postar um comentário